• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2016.tde-08032016-140543
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Amaral Haddad
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Banca examinadora
Azzoni, Carlos Roberto (Presidente)
Abreu, João Francisco de
Guilhoto, Joaquim Jose Martins
Hewings, Geoffrey John Dennis
Rolim, Cassio Frederico Camargo
Título em português
Retornos crescentes, custo de transporte e crescimento regional
Palavras-chave em português
Desigualdade regional
Economia regional
Eficiência
Geografia econômica
Modelo de equilíbrio geral computável
Transporte - Custos
Resumo em português
O objetivo principal desta tese se insere em um esforço de pesquisa mais amplo, referente a um processo de revisão e revalidação dos métodos de análise regional e inter-regional. Esta tem sido a tônica dos últimos encontros da Regional Science Association, nos Estados Unidos e na Europa. Com os novos desenvolvimentos teóricos associados à nova geografia econômica, alguns dos métodos tradicionalmente utilizados em estudos regionais têm sido contestados sob o argumento de apresentarem inconsistências teóricas em relação à descrição e à modelagem apropriada de fenômenos econômicos espaciais. Modelos inter-regionais de equilíbrio geral computável não estariam livres desta crítica. O que tentaremos mostrar ao longo deste trabalho, é que há soluções metodológicas inovadoras que permitem aproximar aspectos teóricos e aplicações empíricas para economias reais, atenuando a força destes argumentos.
Título em inglês
Increasing returns, transportation cost and regional growth
Palavras-chave em inglês
CGE model
Economic geography
Efficiency
Regional inequality
Transportation
Resumo em inglês
Not avaiable
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_Haddad.pdf (1.22 Mbytes)
Data de Publicação
2016-05-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.