• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.109.2019.tde-22032019-090912
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Roberto Pereira Santiago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Banca examinadora
Carvalho, Maria das Graças Bomfim de (Presidente)
Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus
Oliveira, Anamaria Siriani de
Ruffino, Paulo Régis Caron
Shimano, Antonio Carlos
Título em português
Utilização da videogrametria para a análise cinemática do futebol e futsal
Palavras-chave em português
Análise por vídeo
Biomecânica
Esporte
Resumo em português
A videogrametria pode ser considerada um método altamente flexível e de alto nível de validade ecológica para analisar o desempenho no futebol e futsal. Após um texto introdutório, são apresentados três capítulos, dos quais a videogrametria foi utilizada para a investigação do futebol/futsal. No primeiro capítulo, são apresentados alguns conceitos básicos sobre as câmeras de vídeo digitais, seus ajustes e os procedimentos necessários para uma coleta de dados por meio da videogrametria. No segundo e terceiro capítulos, a videogrametria foi utilizada como método para a obtenção das variáveis cinemáticas no futebol e futsal. A videogrametria é uma ferramenta importante para o estudo do futebol/futsal. Em todos os estudos a videogrametria foi ferramenta primordial para a análise do fenômeno investigado, uma vez que em todos os casos as coletas ocorreram em ambientes externos, ou seja, não laboratoriais, sendo algumas em condições muito adversas para obtenção de variáveis cinemáticas. E os trabalhos aqui apresentados ressaltam a enorme possibilidade da utilização da videogrametria como um método para a investigação do esporte.
Título em inglês
Use of videogrammetry for the kinematic assessment of soccer and futsal
Palavras-chave em inglês
Biomechanics
Sport
Video analysis
Resumo em inglês
Videogrammetry can be considered a highly flexible method of performance assessment in soccer and futsal with high ecological validity. After an introductory passage, three chapters are presented in which videogrammetry was used for the assessment of both sports. The first chapter covers basic concepts about digital video cameras and its adjustments, and the procedures required for data collection via videogrammetry. The second and third chapters present the manner at which videogrammetry was used to obtain kinematic variables in soccer and futsal. Given that data collection did not take place inside a laboratory, adverse conditions are usually expected to obtain kinematic variables. Videogrammetry was the primary tool for the investigated phenomena. This method proved to be an important tool towards the study of soccer/futsal. The material presented in this work highlight the great possibility of using videogrammetry as a method for sports analysis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-03-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.