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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2018.tde-04122018-145828
Documento
Autor
Nome completo
Tainá Gouvêa Galvão Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2018
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Rita de Cássia Lacerda Brambilla (Presidente)
Ribeiro, Rosinei Batista
Santos, Ricardo Mendonça Neves dos
Shigue, Carlos Yujiro
Título em português
Integração das estratégias de sustentabilidade: "top-down" e "bottomup" como ferramentas de aprendizagem para a alfabetização ecológica no Ensino Médio
Palavras-chave em português
Top-down e bottom-up
Alfabetização ecológica
Ensino de ecologia
Espaço não formal de educação
Sustentabilidade
Resumo em português
O desenvolvimento sustentável no final do século XX surgiu para expressar preocupações com graves problemas que causam riscos a vida no planeta. O uso do planeta de forma sustentável exigirá diferentes estratégias de sustentabilidade. Neste sentido têm-se as estratégias que abordam o nível mais elevado do ecossistema referidas como Top-down e as estratégias que abordam componentes locais ou regionais referidas como bottom-up. A escola traz essa compreensão nos conceitos e fenômenos ecológicos. No entanto, a compreensão dessas abordagens com apoio interdisciplinar faz com que o aluno entenda os fenômenos ecológicos de forma mais crítica. Assim, para um aprendizado motivador, o professor pode utilizar como recurso didático além dos espaços formais de educação também espaços não formais de educação, ou seja, aulas de campo em ambientes naturais. Com o intuito de promover no ensino de ecologia a alfabetização ecológica dos alunos no Ensino Médio, este trabalho elaborou uma proposta didática com apoio interdisciplinar (Biologia, Língua Portuguesa e Geografia) e com ênfase nas estratégias Top-down e bottom-up abordadas tanto em espaços formais quanto não formais de educação. O método de ensino em espaço formal de educação apesar de estar estruturado didaticamente para abranger a ecologia não se apresentou motivadora ao aluno e muitos dos conceitos e fenômenos ecológicos não foram assimilados por eles. Em contrapartida, a integração interdisciplinar em associação com as estratégias de Top-down e bottom-up em espaços não formais de educação foi motivadora para o aluno melhorando o seu desempenho com relação à assimilação dos conceitos e fenômenos biológicos promovendo a alfabetização ecológica dos alunos. Espera-se com esse trabalho ter contribuído para o ensino e aprendizagem do tema sustentabilidade através da promoção da alfabetização ecológica dos alunos de Biologia no Ensino Médio em escolas públicas com a formação de cidadãos mais conscientes e críticos em assuntos ambientais.
Título em inglês
Integration of sustainability strategies: "top-down" and "bottom-up" as learning tools for ecological literacy in high school
Palavras-chave em inglês
Ecological literacy
Ecology teaching
Non-formal education space
Sustainability
Top-down and bottom-up
Resumo em inglês
Sustainable development in the late 20th century has emerged to express concerns about serious life-threatening problems on the planet. The use of the planet in a sustainable way will require different sustainability strategies. In this sense we have the strategies that approach the highest level of the ecosystem referred to as "top-down" and the strategies that approach local or regional components referred to as "bottom-up". The school brings this understanding into concepts and ecological phenomena. However, understanding these approaches with interdisciplinary support makes the student understand ecological phenomena more critically. Thus, for a motivating learning, the teacher can use as a didactic resource beyond the formal spaces of education also non-formal spaces of education, that is, field lessons in natural environments. In order to promote ecological literacy among students in high school, this work elaborated a didactic proposal with interdisciplinary support (Biology, Portuguese Language and Geography) and with emphasis on top-down and bottom-up strategies addressed in both formal and non-formal education settings. The method of teaching in formal educational space despite being structured to cover ecology did not present itself as motivating to the student and many concepts and ecological phenomena were not assimilated by them. In contrast, interdisciplinary integration in association with top-down and bottom-up strategies in non-formal education spaces was motivating for the student to improve his performance in relation to the assimilation of concepts and biological phenomena by promoting literacy of the students. It is hoped that this work contributed to the teaching and learning of the sustainability theme through the promotion of the ecological literacy of Biology students in High School in public schools with the formation of citizens more conscious and critical in environmental issues.
 
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PED18006_C.pdf (4.46 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-04
 
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