• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2008.tde-29042008-104506
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Aparecida Neves Granito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2008
Orientador
Banca examinadora
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Figueiredo, Reginaldo Santana
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Título em português
Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino
Palavras-chave em português
Educação a distância
Estilos de aprendizagem
Qualidade em educação
Resumo em português
O presente estudo contempla o tema da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino. O objetivo geral foi analisar o relacionamento entre o estilo de aprendizagem e a preferência dos recursos utilizados em ambientes virtuais. Ademais, este estudo visa a contribuir com os procedimentos de acompanhamento, adaptações e melhorias dos ambientes virtuais estudados, o Moodle e o LaVie (Laboratório Virtual de Estatística). O trabalho possuiu caráter exploratório e descritivo. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de estudo de caso, visando a análise da qualidade do ambiente virtual de ensino, foco deste trabalho. A pesquisa descritiva consistiu em correlacionar o estilo de aprendizagem e uma avaliação de alunos a respeito de atividades de e-learning empregadas na disciplina de Estatística Aplicada à Administração III do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Os resultados das análises indicaram a existência de relação positiva entre o estilo de aprendizagem e a preferência por alguns recursos de aprendizagem virtual, o que permitiu o desenvolvimento de um protocolo com estratégias e atividades de e-learning para favorecer e estimular os diferentes estilos de aprendizagem. A construção do protocolo de qualidade relacionado aos estilos de aprendizagem constituiu uma ferramenta de auxílio no planejamento e elaboração de programas de educação a distância.
Título em inglês
Distance learning and learning styles: development of a quality protocol for virtual learning environments
Palavras-chave em inglês
Distance learning
Education quality
Learning style
Resumo em inglês
The present study focuses on learning in virtual enviroments. The general objective was to make a correlation between learning style and the preference for some distance learning resources. Moreover, this study aims to contribute with following, adaptation and improvement procedures in the virtual enviroments that were part of this study, the Moodle and the LaViE (Laboratory of Statistics Applied to Administration). A qualitative exploratory case study was conducted for the quality analysis of learning virtual enviroments and a descritive study was conducted to asses the correlation between learning style and students evaluation of e-learning activities in University of Sao Paulo (School of Economics, Business and Accounting of Ribeirão Preto). The results showed a positive relationship between learning style and the preference for some e-learning resources, which permited a development of a protocol for distance learning programs, based on e-learning strategies and activities compatible with each learning style.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-05-08
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • GRANITO, R. A., e MIURA, I. K. Modelo de Sistemas Viáveis (VSM) aplicado no planejamento de ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo de caso do Lavie. In 3º Congresso Brasileiro de Sistemas, Florianópolis, 2007. 3º Congresso Brasileiro de Sistemas., 2007.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.