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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Marina Teixeira de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de (Presidente)
Castro, Rosani de
Giraldi, Janaina de Moura Engracia
Tech, Adriano Rogerio Bruno
Título em português
Anúncios Orgânicos e Patrocinados: estudo sobre intenção de compra online e comportamento visual
Palavras-chave em português
Anúncios Orgânicos
Anúncios Patrocinados
Comportamento Visual.
Intenção de Compra Online
Resumo em português
A propaganda em sites de pesquisa utilizando anúncios orgânicos e patrocinados corresponde a uma estratégia de Marketing que propicia a interação entre empresas e seu público alvo a partir da utilização de palavras-chave ao efetuar a pesquisa online, dessa forma, os sites de pesquisa agem como intermediários entre necessidades dos consumidores e o grande número de informações disponíveis nas páginas da web. Assim, este estudo tem como objetivo verificar como é a relação entre atenção aos anúncios orgânicos e patrocinados e tipos de comportamento visual acerca da intenção de compra online. Foi realizada uma revisão da literatura sobre os Canais de Comunicação Online, Anúncios Orgânicos e Patrocinados bem como a utilização e eficácia desses tipos de anúncios, também foi abordado sobre a Intenção de Compra Online, Tipos de Comportamento Visual e, por fim, foi traçada a relação entre esses fatores. Na sequência, a partir da coleta de dados primária realizada com 100 estudantes da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - foi realizado um estudo quantitativo e descritivo utilizando o equipamento eye-tracking seguido da aplicação de um questionário. Utilizou-se a técnica estatística de Regressão Logística com Efeito Aleatório, que permite verificar o comportamento de um indivíduo em cenários diferentes e atender aos objetivos do estudo. A partir da análise, foi possível verificar que os indivíduos têm maior tendência a optar por Anúncios Patrocinados dos sites de pesquisa e que esse fato está positivamente relacionado à atenção visual e independe do tipo do Comportamento Visual que possui. Esses resultados fornecem informações relevantes acerca de apresentação de anúncios em sites de pesquisa, além de proporcionar reflexões teóricas para pesquisas nessa área
Título em inglês
Organic and Sponsored Ads: online purchase intent and visual behavior study
Palavras-chave em inglês
Online purchase intention
Organic Ads
Sponsored Ads
Visual behavior
Resumo em inglês
Advertising on search sites using organic and sponsored ads corresponds to a Marketing strategy that allows the interaction between companies and their target audience from the use of keywords when doing online search, in this way, the search sites act as intermediary consumer needs and the large number of information available on web pages. Thus, this study aims to verify how the relationship between attention in organic and sponsored ads and types of visual behavior about the intention to buy online. A review of the literature on Online Communication Channels, Organic and Sponsored Ads as well as the use and effectiveness of these types of ads was also made on Online Intention, Types of Visual Behavior and, finally, relationship between these factors. A quantitative and descriptive study was carried out using the eye-tracking equipment, followed by the application of the results obtained from the primary data collection with 100 students from the - School of Economics, Administration and Accounting of Ribeirao Preto (FEA-RP/USP) - a quantitative and descriptive study was performed using eye-tracking equipment followed by the application of a questionnaire. The statistical technique of Logistic Regression with Random Effect was used, which allows to verify the behavior of people in different scenarios and to meet the objectives of the study. From the analysis, it was possible to verify that the individuals have a greater tendency to choose Sponsored Ads of the research sites and this fact is positively related to the visual attention and independent of the type of Visual Behavior. These results provide relevant information about the display of ads on search sites, as well as provide theoretical insights for searches in this area
 
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Data de Publicação
2018-04-23
 
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