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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-08072011-182909
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Sciência do Prado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Merlo, Edgard Monforte (Presidente)
Caldana, Adriana Cristina Ferreira
Souza Filho, Hildo Meirelles de
Título em português
Avaliação das práticas de responsabilidade social corporativa nos diversos portes de varejo de alimentos
Palavras-chave em português
Responsabilidade social corporativa
Teoria dos Stakeholders
Varejo de alimentos
Resumo em português
A responsabilidade social corporativa (RSC) é um conceito que a cada dia está mais presente no cotidiano das empresas em diversos países do mundo. Nota-se um crescente número de estudos sobre o assunto, principalmente com foco nas grandes empresas, líderes de seus setores de atuação. Contudo no Brasil a RSC ainda se apresenta em estágio inicial de desenvolvimento, sendo o varejo um dos setores que mais têm se engajado nessa prática. Destaca-se que, assim como no restante do mundo, são as grandes empresas que vêm liderando tal movimento. Sendo assim, abre-se uma lacuna para pesquisa sobre como esse assunto tem sido abordado também por empresas de outros portes, com menor abrangência de atuação. Dado esse contexto, este trabalho teve como principal objetivo entender as práticas de responsabilidade social corporativa, realizadas pelos diferentes varejistas de alimentos, buscando identificar as principais características do desenvolvimento dessas ações, em empresas de diferentes portes. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativo-exploratória, utilizando, para a coleta dos dados, o método de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de 11 estudos de caso de empresas do setor do varejo de alimentos. A análise dos resultados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como com a utilização da ferramenta de mapas mentais. Os principais resultados encontrados mostram que, mesmo com muitas diferenças entre os portes de varejistas estudados, as práticas de RSC estão cada vez mais integradas ao dia a dia e agenda das empresas. Apesar disso, as empresas de atuação local ainda focam mais suas ações nas comunidades ao redor das lojas, realizando ações com características ainda filantrópicas. Já os varejistas regionais começam a associar suas práticas, principalmente, com a preservação do ambiente e com os funcionários da empresa. Nesse grupo, mesmo as empresas apresentando práticas de RSC um pouco mais avançadas, percebeu-se que os valores dos donos ainda são presentes na elaboração das práticas. O último grupo analisado foi o dos varejistas de atuação nacional/global. Nesse grupo, percebeu-se que as práticas de RSC estão cada vez mais desenvolvidas e integradas com suas estratégias. O número de stakeholders envolvidos nas atividades é o que torna a gestão da RSC um pouco mais difícil. Provavelmente por isso, nesses varejistas já seja possível observar cargos específicos para a gestão da RSC. Desse modo, uma das teorias utilizadas para a realização das análises foi a teoria dos stakeholders, a qual se mostrou adequada para o entendimento e o estudo da RSC nos diferentes portes de empresas estudados. Com base nos resultados encontrados, foi possível a criação de uma agenda de ações estratégicas para o desenvolvimento de ações de RSC para varejistas de diferentes portes. Além disso, ao final do trabalho, com base no referencial estudado e na validação com os especialistas entrevistados, foi possível a proposição de uma sequência de passos para a implementação de práticas de RSC. Apesar de não ter sido testado empiricamente, esse método poderá ser base para a realização de estudos futuros. Como contribuição desta pesquisa, destaca-se a realização de um estudo comparativo entre diferentes portes de varejistas, bem como o avanço em teorias como a teoria dos stakeholders.
Título em inglês
Evaluation of practices of corporate social responsibility in food retail businesses of different sizes
Palavras-chave em inglês
Corporate Social Responsibility
Food Retail
Stakeholders Theory
Resumo em inglês
Corporate Social Responsibility (CSR) is an ever increasing concept in the daily routine of companies all over the world. There have been more and more studies about that, mainly focusing on big, leading companies. However, CSR is still at its inception in Brazil, with retail businesses as the sector which has been more engaged in such practice. The biggest companies here, as everywhere else stand out as the ones which have been leading that movement. Therefore, how companies of different sizes, with lower performance, have approached that topic came up as a study objective. Given such context, the main objective of the present study was to understand the practices of corporate social responsibility performed by food retailers and seek to identify the main characteristics of the actions developed by companies of different sizes. In order to achieve that goal, a qualitative-exploratory study was conducted using the multiple-case method to collect data. Data were collected through 11 study cases on Brazilian food retail businesses. Analysis of results was performed using the content analysis technique as well as by means of mind maps. The main results show that CSR practices have been increasingly incorporated into companies daily routine and agenda in spite of the many differences in size among the retailers studied. Despite that, local companies focused their actions on communities surrounding their stores, still developing actions with philanthropic characteristics. Regional retailers have been associating their practices with environmental preservation and their employees mainly. In this group, even the companies with more advanced CSR practices, the owners values have been found to be still present when designing practices. The last group to be evaluated was the national/global retailers. In this group CSR practices have been found to be increasingly more advanced and integrated with their strategies. The number of stakeholders involved in those activities has made CSR management a little more difficult. Perhaps that is the reason why specific CSR manager positions have already been seen at such retail businesses. Thus, the stakeholders theory was one of the theories used for the evaluation, which was shown to be appropriate to understand and to study CSR in the different-sized companies evaluated. Based on the results, it was possible to create an agenda of strategic actions for the development of CSR actions targeting different size retailers. Besides, at the completion of the study, it was possible to suggest a sequence of steps for implementation of CSR practices based on the literature studied and validation with the experts interviewed. Although such method has not yet been empirically tested, it can serve as basis for future studies. As a contribution, this study has presented a comparative study between different-size retail companies as well as a development in theories such as the stakeholders theory.
 
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Data de Publicação
2011-11-04
 
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