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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-29042008-163738
Documento
Autor
Nombre completo
Izabela Palma Paschoal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2008
Director
Tribunal
Belluzzo Junior, Walter (Presidente)
Diaz, Maria Dolores Montoya
Madalozzo, Regina Carla
Título en portugués
Mobilidade intergeracional de educação no Brasil
Palabras clave en portugués
Educação
Mobilidade intergeracional
Regressão quantílica
Resumen en portugués
Estudos sobre mobilidade intergeracional de educação sugerem que países subdesenvolvidos apresentam menor mobilidade intergeracional que países desenvolvidos e especificamente para o Brasil, o grau de persistência estimado é ao redor de 0.7, podendo apresentar diferentes graus ao longo da distribuição de educação. Este estudo apresenta uma nova abordagem para a mensuração da mobilidade intergeracional utilizando Regressões Quantílicas. Especificamente, é proposta uma medida de distância entre os quantis condicionais para analisar a mobilidade intergeracional. Como resultado, é obtido um conjunto de matrizes que descrevem o padrão da mobilidade intergeracional em diferentes pontos da distribuição condicional de escolaridade. Utilizando dados para o Brasil, encontra-se que a mobilidade intergeracional tende a ser maior nas caudas da distribuição de escolaridade para filhos e filhas relativo à educação de pais e mães. Comparando filhos e filhas, os filhos tendem a ter menor mobilidade intergeracional que as mulheres relativo à educação de seus pais. Além do mais, a educação das mães tem maior efeito em magnitude do que a educação dos pais tanto para filhos quanto para as filhas. Também se encontrou que a educação dos filhos depende mais da educação do pai e a educação das filhas depende mais da educação das mães, indicando que os filhos tendem a ter educação similar à de seus pais e as filhas tendem a ter educação similar à de suas mães.
Título en inglés
Intergenerational schooling mobility in Brazil
Palabras clave en inglés
Education
Intergenerational mobility
Quantile regression
Resumen en inglés
Studies on intergenerational educational mobility suggest that underdevelopment countries presents lower intergenerational mobility than developed countries and specifically for Brazil, the estimated degree of persistence is around 0.7 with possible different degrees on the overall distribution of education. This study presents a new approach to measuring intergenerational mobility using quantile regression. Specifically, it is proposed the use of a measure of distance between conditional quantiles to analyze intergenerational mobility. As a result, is obtained a set of matrices which describe the patterns of intergenerational mobility at different points of the conditional distribution of schooling. Using Brazilian Data (PNAD 1996) it is found that intergenerational mobility seems to be higher at the tails of the distribution of schooling for sons and daughters relative to father's and mother's education. Comparing each other, sons tend to have less mobility than daughters relative to father's education. Moreover, mother's education has stronger effects than father's on both sons and daughters education. It was also found that son's education depends more on father's education and daughter's education depends more on mother's education, indicating that sons tends to have education similar to their fathers and daughters tends to have education similar to their mothers.
 
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IzabelaPPaschoal.pdf (574.22 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-05-08
 
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