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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Louver Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Castro, Eliane Dias de (Presidente)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Machado, Adriana Marcondes
Resende, Noelle Coelho
Título em português
Esquivas, criação e planos de existência: ressonâncias éticas, estéticas e clínicas na trajetória de Fernand Deligny
Palavras-chave em português
Cuidado
Diferença
Estética
Ética
Redes
Terapia ocupacional
Resumo em português
A presente dissertação busca acompanhar a trajetória e as práticas de Fernand Deligny, especialmente, a mais duradoura tentativa em Cévennes, que envolve a criação de lugares de existência com crianças autistas e a participação de adultos. A tentativa colocou em operação o princípio de rede e sustentou outras formas de viver junto a partir de observações sensíveis e da instauração de experimentações estéticas - mapas, filmes, atividades e escritos - que propiciaram modos de resistir às práticas hegemônicas de normatização social. Deligny teve uma vida singular, em errância, construindo um movimento inquieto e resistente, num percurso de intensidades e militância. Entre os temas que atravessam suas produções estão questões como: liberdade, alteridade, o compartilhamento de um lugar comum, a relação com o outro e a ausência de linguagem como resistência à domesticação simbólica. O estudo de sua experiência veio contribuir para o adensamento do pensamento e para a criação de ferramentas que instauram aberturas éticas, estéticas e políticas na vida contemporânea, mobilizando a sensibilidade e as ações clínicas em curso na atualidade. Múltiplas ressonâncias desta experiência articulam-se ao pensamento filosófico contemporâneo e operam aprofundamentos de noções como: ética, estética, comum, dessubjetivação, sistema de afectos, entre outros conceitos que estudados, articulados e analisados, desdobraram-se na proposição de uma 'clínica por vir'.
Título em inglês
Dodging, creation and living plans: ethical, aesthetical and clinical resonances in Fernand Deligny's path
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Care
Difference
Ethics
Networks
Occupational therapy
Resumo em inglês
This dissertation is an attempt to accompany Fernand Delignys path and practices, particularly the most long-lasting experiment in Cévennes, which involves creating places where to live with autistic children with adults participation. The experiment put into operation the network principle and supported other ways of living together based on sensitive observations and by setting aesthetical experimentations maps, movies, activities and writing which enabled ways to resist the hegemonic practices of social normalization. Deligny lived a singular life, wandering, building up a restless and resilient movement in a path of intensities and militancy. Among the themes that permeate his productions there are issues such as freedom, otherness, sharing a common place, relations with other people and absence of language as resistance against symbolic taming. Studying his experience has contributed to make thinking denser and to create tools able to set ethical, aesthetical and political openings in the contemporary life, to mobilize the sensibility and clinical actions currently taken. Multiple resonances of this experience articulate with the contemporary philosophical thinking and deepen notions such as ethics, aesthetics, common, desubjectivation, affection system, among other concepts which after studied, articulated and analyzed have unfolded in the proposition of a 'clinic to come'.
 
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Data de Publicação
2017-11-06
 
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