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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.93.2012.tde-09062012-104934
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Matos da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Oliveira, Alecsandra Matias de
Pereira, Joao Augusto Frayze
Título em português
Corporeidade na arte atual brasileira: sensibilidades desveladas
Palavras-chave em português
Arte contemporânea brasileira
Corpo
Corporeidade
Fenomenologia
Maurice Merleau-Ponty
Resumo em português
Este trabalho é um estudo sobre a produção de alguns artistas brasileiros procurando situar o fenômeno corporeidade percebido em algumas obras. Aspectos da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty servirão de base para as análises que serão feitas. Não tratamos de definir um conceito final sobre o assunto, mas propomos a articulação de aspectos estudados na arte atual com temáticas da filosofia pontiana que nos aproximam da compreensão de um entrelaçamento entre o artista e o mundo, com o qual buscaremos desvelar possíveis características da sensibilidade atual. Neste sentido, nos aproximamos da produção de três artistas brasileiros de gerações diferentes: Amélia Toledo, Carmela Gross e Ernesto Neto. E, depois, procuramos observar como algumas questões ainda permanecem operantes nas produções e experiências de criação de jovens artistas, nascidos por volta dos anos de 1980: Júlio Meiron, Amanda Mei, Lia Chaia e Vitor Mizael. Esse tratamento permite um olhar para arte do qual emerge uma nova ideia de corpo não só como presença e fisicalidade, mas como ausência e extensão, senciente-sensível manancial fecundo para a expressão artística.
Título em inglês
Corporality in Brazilian contemporary art: the sensitivities unveiled
Palavras-chave em inglês
Body
Brazilian contemporary art
Corporality
Maurice Merleau-Ponty
Phenomenology
Resumo em inglês
This research is a study on the production of some Brazilian artists and it seeks to locate the phenomenon corporality. Aspects of the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty will be the basis for analysis that will be made. We dont try to set a final concept on the subject, but we propose the articulation of aspects studied in the current art and themes of the Merleau-Ponty's philosophy. So, we approach the production of three Brazilian artists of different generations: Amelia Toledo, Carmela Gross and Ernesto Neto. And then we observed how some issues continue still in production and operating in the experience of creating young artists: Julio Meiron, Amanda Mei, Lia Chaia and Victor Mizael. This treatment allows one to look at art from which emerges a new idea of the body not only as a presence and physicality, but as an absence and extension fruitful source for artistic expression.
 
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Data de Publicação
2013-04-04
 
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