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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.93.2012.tde-04042013-092536
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Okuda Campaneli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Costa, Helouise Lima (Presidente)
Fernandes Junior, Rubens
Lima, Solange Ferraz de
Título em português
A fotografia documental no museu de arte: dissonâncias e consonâncias
Palavras-chave em português
Anos 1970
Bienal de São Paulo
Ensaio fotográfico
Exposições de fotografia
Fotografia brasileira
Fotografia documental
Fotorreportagem
Museu de Arte de São Paulo
Museus de arte
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Resumo em português
Essa dissertação tem como objetivo principal identificar os mecanismos envolvidos na inserção da fotografia documental em museus de arte, durante a década de 1970, na cidade de São Paulo. São apresentados três estudos de caso sobre exposições fotográficas, de caráter temático, realizadas nesse período: A família Brasileira, realizada no Museu de Arte de São Paulo, em 1971; Xingu/Terra, parte integrante da 13ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1975; e Bom retiro e luz: um roteiro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1976. A análise dos formatos das mostras e dos processos envolvidos em sua realização revelam dissonâncias e consonâncias entre os objetivos e interesses de seus proponentes e/ou realizadores. As exposições também são investigadas do ponto de vista das relações políticas da época, pois há a intenção de identificar as funções sociais adquiridas pela fotografia em seu processo de institucionalização.
Título em inglês
Documentary photography in the art museum: dissonances and consonances
Palavras-chave em inglês
Art museums
Bienal de São Paulo
Brazilian photography
Documentary photography
Museu de Arte de São Paulo
Photo report
Photo-essay
Photography exhibitions
Pinacoteca do Estado de São Paulo
The 1970s
Resumo em inglês
This dissertation aims to identify the main mechanisms involved in the inclusion of documentary photography in art museums during the 1970s, in São Paulo. It presents three case studies about thematic and essay format photo exhibitions, accomplished at this period: A família brasileira, held at the Museu de Arte de Sao Paulo, in 1971; Xingu/Terra, part of the 13th Bienal International São Paulo, in 1975, and Bom retiro e luz: um roteiro in the Pinacoteca do Estado de Sao Paulo, in 1976. The analysis about the exhibitions formats and processes involved in their realization reveals dissonances and consonances between the purposes and interests of their proponents and/or directors. The exhibitions are also investigated from the standpoint of political relations of the time, because the intention is to identify the social functions of photography acquired in the process of its institutionalization.
 
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Data de Publicação
2013-04-04
 
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