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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.91.2006.tde-23082006-165747
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Coati
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2006
Orientador
Banca examinadora
Sorrentino, Marcos (Presidente)
Avanzi, Maria Rita
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Título em português
Envolvimento de jovens em processos grupais de educação ambiental: um estudo de caso
Palavras-chave em português
cidadania
educação ambiental
estudo de caso
formação do indivíduo
jovens
meio ambiente
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo contribuir na ampliação dos conhecimentos sobre processos educacionais que visam o incremento na "potência de ação" individual e coletiva, a partir de uma educação ambiental emancipatória. Partimos do pressuposto de que o desenvolvimento de ações educativas relacionadas à questão ambiental - fundadas nos princípios de participação, reflexão e respeito ao meio em que se vive e convive - contribuem para a potência de ação relacionada a mudanças de atitudes em grupos de jovens. Para tanto, realizamos uma pesquisa intervenção junto ao Projeto “Diagnóstico Ambiental da Cobertura Vegetal e Focos de Degradação do Ribeirão Piracicamirim aliado à Educação Ambiental através de Elaboração de Agenda 21 no Loteamento Jardim Oriente”, realizado na Bacia do Ribeirão Piracicamirim (Piracicaba, SP). A pesquisa apresentada nesta dissertação foi realizada através de uma intervenção educacional, envolvendo um grupo de jovens no processo de diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida no bairro Jardim Oriente e no entorno do Ribeirão Piracicamirim. Esta análise nos permitiu constatar com clareza, que o grupo social é condição de conscientização do indivíduo e das mediações institucionais, no desenvolvimento de uma cultura de relações sociais. Outro ponto de fundamental importância para o processo grupal e para a superação de contradições existentes foi a necessidade do grupo analisar-se enquanto tal. Assim sendo, a busca neste processo da pesquisa, ocorreu na análise do grupo, criando espaço de discussão, ação, avaliação, auto-avaliação e recriação dos desejos dos jovens dentro do próprio grupo. Além disso, o espaço constituído através da práxis pelo grupo, possibilitou o desenvolvimento de ações educativas relacionadas à questão ambiental contribuindo para a potência de ação e mudança de atitude no grupo de jovens em foco.
Título em inglês
Youth involvement in Group Processes of Environmental Education: a case review
Palavras-chave em inglês
environment
environmental education
suburb
youth group
Resumo em inglês
This research aims to contribute to the expansion in knowledge of the educational processes directed at the growth of the individual and collective action potential using emancipator environmental education. We presumed that the development of educational actions related to the environmental issue - based on the principles of participation, reflection and respect towards the environment in which one lives – contributes to the action potential related to attitude shifting in youth groups. Therefore, an intervention research was conducted with the “Environmental Diagnosis of the Vegetal Covertures and Degradation Focuses of the Piracicamirim River associated with Environmental Education through the Elaboration of Agenda 21 at the Jardim Oriente district” project, executed in the Piracicamirim River watershed (Piracicaba, SP). The research presented in this dissertation was conducted by educational intervention involving the youth population in the process of diagnosis, planning, intervention and assessment of the actions targeting improvement in the quality of life of Jardim Oriente and in the environment surrounding the Piracicamirim River. This analysis allowed the clear deduction that the social group is conditioned by the alertness of the individuals and the institutional mediations, on the development of a culture of social relations. Another main point for the group process and for the overcoming of the existing contradictions was the necessity of the group to analyse itself. Thereby, the quest in this process of the research occured on the group analysis, creating room for discussion, action, evaluation, self-evaluation and recreation of the youngster’s wishes within the group itself. Moreover, the space established through the group’s praxis, allowed the development of educational practices related to the environmental issue, contributing to the action potential and attitude shifting in the focused youth group.
 
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AnaCoati.pdf (6.44 Mbytes)
Data de Publicação
2006-09-01
 
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