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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2013.tde-03052013-161853
Documento
Autor
Nome completo
Cintia Güntzel Rissato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2013
Orientador
Banca examinadora
Sorrentino, Marcos (Presidente)
Ferraro Junior, Luiz Antonio
Oliveira, Haydee Torres de
Título em português
Comunidades aprendentes: uma experiência de implantação de coletivos locais de ação socioeducativa
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Coletivo educador
Comunidade
Educação ambiental
Resumo em português
A presente dissertação busca, a partir da experiência do Coletivo Educador Ambiental de Campinas (COEDUCA), analisar as potencialidades e limites do processo de formação do coletivo para a construção de comunidades aprendentes. O COEDUCA tem atuado, desde o ano de 2005 em Campinas - SP, na formação de educadores ambientais populares. A criação desse coletivo foi pautada pela política pública federal de educação ambiental, proposta pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do Programa de Formação de Educadoras e Educadores Ambientais (ProFEA). Para atingir aos objetivos da pesquisa, o trabalho foi desenvolvido junto aos 120 participantes do COEDUCA que finalizaram o curso de formação de educadores ambientais. Foram utilizados como instrumentos para análise, as respostas a um questionário produzido pela pesquisadora, os relatórios de finalização do curso elaborado pelos Coletivos Locais e os documentos oficias do COEDUCA e do DEA/MMA. A partir dos estudos realizados nesse trabalho foi possível compreender a importância de projetos de educação ambiental voltados para a formação de comunidades aprendentes cuja busca é a transformação social.
Título em inglês
Learners communities: a valuable experience to establish collective socioeducational activities places
Palavras-chave em inglês
Collective educator
Community
Environmental education
Learning
Resumo em inglês
This thesis, based on the experience of the Collective Environmental Educator of Campinas (COEDUCA) seeks to analyse the potential and limits of the collective training process for building learning communities. The COEDUCA has been working in Campinas - SP - since 2005 on the preparation of popular environmental educators. The criation of this Collective was guided by federal public policy on environmental education proposed by the Department of Environmental Education (DEA) of the Ministry of Environment (MMA) through the Training Program of Educators and Environmental Educators (ProFEA). To achieve the research objectives the work was developed by 120 participants who finished the training course for environmental educators. The tools which were used for the analysis where the answers for a questionnaire produced by the researcher, the finalization reports elaborated by the Local Collectives course, and official documents from COEDUCA and from the DEA/MMA. From the studies performed in this work it was possible to comprehend the importance of environmental education focused on the formation of learning communities whose purpose is the social transformation.
 
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Data de Publicação
2013-05-20
 
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