• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.90.2006.tde-12112007-183658
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Carneiro Novaes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Jacobi, Pedro Roberto (Presidente)
Carmo, Roberto Luiz do
Ferreira, Leila da Costa
Fracalanza, Ana Paula
Ribeiro, Wagner Costa
Título em português
Cooperação e conflito nas águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul: limites e possibilidades de gestão integrada no 'trecho paulista"
Palavras-chave em português
Recursos Hídricos
Rio Paraíba do Sul
Resumo em português
Esta Tese analisa os condicionantes, os limites e as possibilidades postos à efetivação de uma gestão efetivamente integrada em bacias hidrográficas de dupla dominialidade, contextualizando tais questões ao modelo de gestão em implantação no Brasil a partir do início da década de 90. O trabalho está focado na gestão das águas da bacia do Rio Paraíba do Sul, analisando o processo histórico de construção do sistema e seus impactos nas estratégias de convivência entre os dois diferentes organismos atuantes no trecho paulista da bacia: o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), responsável especificamente pela gestão no trecho paulista da bacia; e o Comitê para a Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), com jurisdição sobre a totalidade da bacia. O marco conceitual deste estudo apóia-se, principalmente, nas contribuições de autores situados no campo reconhecido como neoinstitucionalista. Promoveu-se um minucioso resgate do processo de implantação das diferentes “instituições políticas” relacionadas à gestão das águas da bacia, contextualizando assim o “processo político” de convivência entre os dois modelos de gestão retratados, abrindo-se dessa maneira perspectivas mais amplas para a análise dos conteúdos e dos impactos decorrentes dessas políticas. Para o adequado desenvolvimento deste estudo foi realizado o acompanhamento – tanto documental, quanto presencial - das atividades de ambos os Comitês. A pesquisa está também apoiada em entrevistas com um amplo conjunto de informantes centrais. O relato do histórico da gestão no trecho analisado foi organizado em cinco períodos, retratando movimentos de conflito e cooperação entre os atores. Apesar dos diversos desafios ainda a serem enfrentados rumo à integração, os dados coletados apontam para um gradual avanço na maturidade do sistema de gestão de recursos hídricos, com perspectivas positivas rumo à implantação de ações coordenadas e cooperativas na bacia. Esse movimento também explicita a dimensão temporal como um importante fator a ser considerado no processo de mudança institucional.
Título em inglês
Integrated Water Resource Management System in the Paraiba do Sul River Basin.
Palavras-chave em inglês
Integrated Water Resource Management System
Paraiba do Sul River Basin
Resumo em inglês
This study examines the possibilities and the restraints of the estabilishent an effective Integrated Water Resource Management System in the Paraiba do Sul River Basin in the context of the new Brasilian water management policy started in the 1990s. The research focused on the institutional an jurisdictional complexity of this management, particularly in the São Paulo State section. This study analyzes those institutional frameworks, their articulations and overlaps, and the outcomes on sustainable water use. The research was based on documental analysis and interviews. The management history report of the analyzed section was organized into 5 moments, depicting points of contention and cooperation among the ones involved. The gathered data point to a gradual improvement in the evolution of Integrated Water Resource Management System with positive perspectives towards the implementation of coordenated and cooperative actions in the Basin.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese.pdf (1.82 Mbytes)
Data de Publicação
2007-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.