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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.9.2014.tde-27052015-141518
Documento
Autor
Nome completo
Douglas Gomes Meneses Sevilha Castro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Hirata, Rosario Dominguez Crespo (Presidente)
Correia, Paulo Rogério Miranda
Torres, Bayardo Baptista
Título em português
Aplicação de um método ativo de ensino-aprendizagem no integrado de fisiopatologia e farmacologia III
Palavras-chave em português
Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem significativa
Farmácia
Fisiopatologia
Métodos de ensino
Resumo em português
Desde a abertura dos primeiros cursos de farmácia no Brasil, a estrutura curricular sofreu inúmeras alterações com vistas à adequação do curso com as necessidades locais. Após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Farmácia de 2002, passou a ficar mais urgente a necessidade do desenvolvimento de habilidades e atitudes pelos farmacêuticos, não apenas o acúmulo de conhecimento técnico. Este trabalho teve como objetivo estudar as variáveis envolvidas na organização e estruturação do Integrado de Fisiopatologia e Farmacologia III, uma disciplina central na formação dos farmacêuticos da Universidade de São Paulo, incluindo a investigação dos fatores que influenciam no processo de aprendizagem dos alunos, bem como a aplicação de um método ativo de ensino-aprendizagem neste integrado e, por fim, realizar uma avaliação comparativa entre a opinião dos alunos com relação aos dois métodos. Observou-se resposta positiva estatisticamente significativa dos alunos em favor do método ativo contra o método tradicional em todos os aspectos avaliados, incluindo todos os aspectos relacionados ao plano disciplinar, assim como o impacto no desenvolvimento de competências e auto avaliação dos alunos. Estes resultados sustentam a necessidade de aplicação de métodos nos quais os alunos sejam o centro do processo educacional e tenham responsabilidade sobre sua própria aprendizagem, para assim formar profissionais generalistas, críticos e líderes.
Título em inglês
Implementation of an active learning method in the integrated discipline of pathophysiology and pharmacology III
Palavras-chave em inglês
Collaborative learning
Meaningful learning
Pathophysiology
Pharmacy
Teaching
Resumo em inglês
Since the opening of the first pharmacy schools in Brazil, the curriculum has undergone numerous changes in order to keep up with local needs. After the approval of the National Curricular Guidelines for Pharmacy on 2002, it became more urgent for pharmacists to develop skills and attitudes, rather than only to accumulate technical knowledge. This work aimed to study the variables involved in organizing and structuring the Integrated Pathophysiology and Pharmacology III, a central discipline in the curriculum of pharmacy school at the University of São Paulo. Additionally it focused on investigate all factors that influences students' learning process as well as applying an active learning in this integrated. And, finally, to compare students' opinions regarding the two methods. We observed a statistically significant positive response of students in favor of the active method against the traditional one in all aspects evaluated, including all aspects of the disciplinary proceedings, impact on skills development and self-assessment of students. These results support the idea of implementation of methods in which students are the center of the educational process and are accountable for their own learning. This way we will be able to assist the development of pharmacists with clinical thinking and leadership skills.
 
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Data de Publicação
2015-07-21
 
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