• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.87.2016.tde-19102016-142754
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Nepomuceno Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Schneider, Rene Peter (Presidente)
Araujo, Welington Luiz de
Mehnert, Dolores Ursula
Título em português
Avaliação dos efeitos da adição de L-cistina e sais biliares na técnica de H2S na detecção de contaminação fecal em ambientes aquáticos.
Palavras-chave em português
Colilert
Contaminação fecal
Membrana filtrante
Sulfeto de hidrogênio
Teste H2S
Resumo em português
As fontes hídricas disponíveis para o consumo humano vêm sendo comprometidas. Para resolver este problema, várias técnicas de detecção de contaminação fecal foram desenvolvidas. Em 1982, Manja e colegas desenvolveram método H2S que é simples, rápida e de baixo custo e detecta bactérias produtoras de H2S e, assim, a contaminação fecal. Neste trabalho foi analisada a eficácia de detecção de micro-organismos produtores de H2S frente a adição de L-cistina (125mg/L e 250mg/L) e desoxicolato de sódio (DS) (0,1% e 0,3%) e na presença de bactérias não produtoras de H2S para verificar se a presença destas bactérias interferem na detecção dos isolados H2S+. Assim, comparou-se o teste H2S com a membrana filtrante e o Colilert®. Os resultados deste estudo indicam que o meio H2S com adição de 0,3% de desoxicolato de sódio se mostrou mais rápido e sensível. Quando comparado com outras metodologias clássicas, o meio com 0,3% apresentou uma ligeira queda na sensibilidade mas o método H2S se mostrou mais sensível que o Colilert.
Título em inglês
Effect evaluation of L-cystine and bile salts in H2S method for fecal contamination detection in water environment.
Palavras-chave em inglês
Colilert®
Fecal contamination
H2S strip test
Hydrogen sulphide
Membrane filtration
Resumo em inglês
Water supply for human consumption have been compromised. Several detection methods for fecal contamination have been developed to solve this problem. Manja and co-workers (1982) developed a simple, fast and low-cost method for fecal contamination based on detection of sulfate-reducing bacteria, the H2S method. This work aimed to analyse the detection efficiency of the H2S method under different conditions: with L-cystine (125mg/L e 250mg/L) and sodium deoxycholate (0.1% e 0.3%). Also, non-sulfate-reducing bacteria interference were evaluated. Comparison tests were made through membrane filtration and Colilert®. Our results indicate a faster and more sensible for the 0.3% sodium deoxycholate condition. Compared to other classic methodologies, the 0.3% sodium deoxycholate condition slightly decrease the sensibility. However the H2S method was more sensitive than the Colilert one.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.