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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.2005.tde-30102006-105020
Documento
Autor
Nome completo
Raquel Aparecida de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Ciampone, Maria Helena Trench (Presidente)
Felli, Vanda Elisa Andres
Gutierrez, Beatriz Aparecida Ozello
Kovacs, Maria Julia
Melleiro, Marta Maria
Título em português
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de Enfermagem.
Palavras-chave em português
Enfermagem (educação)
Estudantes (enfermagem)
Estudantes universitários
Qualidade de vida no trabalho
Resumo em português
Considerando o processo de formação vivenciado, particularmente, pelos alunos de graduação em enfermagem da PUC/SP e suas relações com a qualidade de vida, esta pesquisa teve como objetivos: identificar as percepções que o aluno de graduação em enfermagem tem em relação a sua qualidade de vida atual e a futura qualidade de vida no trabalho; compreender e analisar as principais demandas por eles evidenciadas no resgate das situações vividas e as estratégias de enfrentamento utilizadas que impactam na melhoria da sua qualidade de vida. A pesquisa foi qualitativa, e os dados forma obtidos por meio de entrevistas individuais, na primeira fase. A análise dos temas resgatados dos discursos na primeira fase, nortearam os temas disparadores dos cinco encontros de grupo focal na segunda fase. Nesse sentido trata-se de uma modalidade de pesquisa-ação. Os dados gerados nos encontros grupais foram analisados segundo a modalidade da análise temática, estruturada nas categorias: qualidade de vida; qualidade de vida no trabalho; qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem e qualidade de vida de estudantes universitários. Após análise foi realizada uma adaptação do Modelo Ecológico de QVE proposto por Benjamin (1994) considerado capaz de apreender a qualidade de vida dos alunos de enfermagem. Os resultados evidenciaram que a Universidade é um espaço que propicia vivências de promotoras e não promotoras de qualidade de vida dos alunos. Ficou evidente a necessidade de implantação de encontros sistematizados, no curriculum, nos quais alunos e professores tenham a oportunidade de discutir a construção individual e coletiva de estratégias de enfrentamento das situações geradoras de desgaste favorecendo o fortalecimento da qualidade de vida dos mesmos.
Título em inglês
The university as a place that promotes quality of life: perceptions and experiences of nursing students.
Palavras-chave em inglês
Nursing (education)
Nursing students
University students
Work quality of life
Resumo em inglês
Considering the perceptions about the development process experienced specifically by the nursing students from PUC/SP and their relation with quality of life, this research has had the following objectives: identify the perceptions the nursing students have in relation to their present quality of life and their future quality of life at work; understand and analyse the main requirements evidenced by them in rescuing the situations they have lived and the directions and suggested confrontation strategies that may impact on improving their quality of life. The research was the qualitative mode and, in the first stage, the data were obtained through individual interviews. The analysis of the topics taken from this first stage guided the starting themes of the five meetings of the focus group in the second stage. Because of this it is a research – action type. The data obtained in the group meetings were analysed according to the thematic analyses mode based on the following categories: quality of life at work, quality of life of nursing workers and quality of life of university students. After the analysis was done, it was adjusted to the “Students Ecological Model of Quality of Life" proposed by Benjamin (1994), considered able to grasp the quality of life of nursing students. The results showed that the University is a place that provides perceptions that promote or not students quality of life. It was very clear the need to implement systematic meetings in the curriculum so that both students and teachers may have the opportunity to discuss the individual and collective development of strategies to face the stressing situation they experience so that they may strengthen their quality of life.
 
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Raquel_Oliveira.pdf (1.27 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-21
 
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