• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.83.2004.tde-19082004-102015
Documento
Autor
Nome completo
Magda Fabbri Isaac Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2003
Orientador
Banca examinadora
Moriya, Tokico Murakawa (Presidente)
Costa, Joao Carlos da
Graziano, Kazuko Uchikawa
Pereira, Milca Severino
Sawada, Namie Okino
Título em português
"Resíduos de serviços de saúde: gerenciamento no centro cirúrgico, central de material e centro de recuperação anestésica de um hospital do interior paulista"
Palavras-chave em português
Biossegurança
Infecção Hospitalar
Resíduos de Serviços de Saúde
Resumo em português
O estudo aborda o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) no Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário do interior paulista. Trata-se de um estudo realizado através de observação não participante e entrevista. As observações referentes ao gerenciamento de RSS foram feitas nas Salas de Operações, Central de Material Esterilizado e Recuperação Pós-Anestésica e entrevistas com auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços, enfermeiros, instrumentadores cirúrgicos e atendente de enfermagem, atuantes nessa área. Os RSS gerados no local do estudo foram: do Grupo A – infectantes, Grupo B - químicos e Grupo D comuns. Verificou-se que as embalagens e recipientes para o acondicionamento de resíduos, os carros para o transporte, o equipamento de proteção individual e os abrigos externos estão em concordância com os preconizados pela legislação vigente . Entretanto, foi possível verificar que as práticas realizadas levam a um fluxograma dos RSS inadequado, que pode causar risco de contaminação ambiental e aumentar o risco de acidentes com material biológico infectado. Os resultados mostram a necessidade de revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, elaboração de protocolos para o manejo de resíduos com treinamentos e educação continuada aos recursos humanos da instituição. Diante dos resultados elaborou-se propostas de adequação da estrutura física e do fluxograma dos resíduos, que podem minimizar os riscos de acidentes de trabalho e oferecer maior segurança à comunidade hospitalar, à população e ao meio ambiente.
Título em inglês
Rsidues of Health Services, Management in the surgical center, Central of Material and Center of Anesthetical Recovery of a hospital of the São Paulo interior
Palavras-chave em inglês
Infección Hospitalar
Resíduos de Servicios de Salud
Riesgo Ocupacional
Resumo em inglês
El estudio aborda el gerenciamiento de los Resíduos de Servicios de la Salud (RSS) en el Centro Quirúrgico de un Hospital Universitário del interior paulista. Se trata de un estudio realizado a través de observación sin participación y entrevista. Las observaciones referentes al gerenciamiento de RSS fuerón hechas en las Salas de Operaciones, Central de Material Esterilizado y Recuperación Pós-Anestésica y entrevistas con auxiliares de enfermería, técnicos de enfermería, auxiliares de servicios, enfermeros, instrumentadores quirúrgicos y atendientes de enfermería, actuantes en esa área. Los RSS generados en el local del estudio fuerón: del Grupo A – infectantes, Grupo B - químicos y Grupo D comunes. Se verificou que los embalajes y recipientes para el acondicionamiento de resíduos, los carros para el transporte, el equipamiento de protección individual y los abrigos externos están en armonía con los preconizados por la legislación vigente. Entre tanto, fue posible verificar que las prácticas realizadas llevan a un flujograma de los RSS inadecuado, que puede causar riesgo de contaminación ambiental y aumentar el riesgo de accidentes con material biológico infectado. Los resultados muestran la necesidad de revisión del Plan de Gerenciamiento de Resíduos de Servicios de Salud, elaboración de protocolos para el manejo de resíduos con entrenamiento y educación contínua a los recursos humanos de la instituición. De acuerdo con los resultados se elaborarón propuestas de adecuación de la estructura física y flujograma de los resíduos, que pueden dejar mínimos los riesgos de accidentes de trabalho y ofrecer mayor seguridad a la comunidad hospitalar, a la población y al medio ambiente.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
doutorado.pdf (995.15 Kbytes)
Data de Publicação
2004-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.