• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Maria Fernanda do Carmo Gurgel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Goissis, Gilberto (Presidente)
Crnkovic, Ovidio Richard
Plepis, Ana Maria de Guzzi
Título em português
Preparação e caracterização de mantas colágeno aniônico: hidroxiapatita para reconstrução de tecido ósseo
Palavras-chave em português
Biocerâmica
Biomateriais
Resumo em português
O principal objetivo deste trabalho foi a preparação e a caracterização de mantas obtida na mistura de colágeno aniônico e HA particulada para aplicação como biomaterial, com a finalidade de minimizar os problemas de espalhamento que ocorre com as biocerâmicas convencionais. Sua principal vantagem é a fácil manipulação para fins de reconstrução de tecido ósseo. Os materiais de partida utilizados foram colágeno aniônico extraído do tendão bovino, hidroxiapatita não estequeométrica (nHA) e Osteosynt (40-60 rnesh)- HA e, a partir destes materiais, três tipos de cornpósitos na forma de mantas foram preparados pela mistura colágeno aniônico: HA, colágeno aniônico:nHA, colágeno aniônico:HA:nHA. A HA e nHA também foram submetidas a análise da razão Ca/P por espectrofotometria de absorção atômica para a determinação de cálcio e espectofotometria de UV no visível para fósforo. Análise da razão cálcio/fósforo para nHA e HA indicou que a hidroxiapatita sintetizada é deficiente em cálcio, com razão Ca/P de 1,58 comparada com HA de razão Ca/P de 1,67. Segundo os resultados de caracterização por IV, DSC e DRX dos materiais de partida e das mantas, no caso, da HA e da nHA, o IV e o DRX mostraram características similares às da literatura e os de DSC indicaram que o processo de mistura para se obter as mantas não induz a desnaturação da estrutura do colágeno. O DRX e IV mostraram que as características originais da HA e nHA bem como a do colágeno permaneceram.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
The major aim of this work is the preparation and characterization of composites obtained by mixture of anionic collagen and powdered HA for the use as biomaterial, in order to minimize scattering problems which are common in conventional bioceramics. The main advantage of this composite is the easy handling in the bone reconstruction. The used materials were anionic collagen extracted of bovine tendon, non-stoichometric hydroxyapatite (n-HA) and Osteosynt® ( 40-60 mesh)-HA. Using these materials, we obtained three composites by mixing anionic collagen:HA, anionic collagen:n-HA and anionic collagen:HA:n-HA. All materials were characterized by infrared spectroscopy (FTIR), Differential Scanning Calorimetry (DSC) and X-Ray Difraction (XRD). The Ca/P ratio was obtained for HA and n-HA, using atomic absorption for calcium determination and UV-Vis spectrofotometry for phosphorus. The Ca/P ratio indicated that synthesized hydroxyapatite is calcium deficient (1.58) as compared with commercial HA Ca/P ratio (1.67). The characterization results obtained by IV and XRD showed similar characteristics to the literature and DSC data indicated that the process mixing to obtain composites did not induce collagen denaturation. XRD and IV data showed that original characteristics of HA and n-HA were maintened.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-10-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.