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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.82.2016.tde-22062016-105119
Documento
Autor
Nome completo
Evelin Cristina Cadrieskt Ribeiro Mello
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2015
Orientador
Banca examinadora
Santana, Carla da Silva (Presidente)
Frade, Marco Andrey Cipriani
Toyoda, Cristina Yoshie
Título em português
Desenvolvimento de um aplicativo do Kinect para fins de intervenção com pacientes com hanseníase
Palavras-chave em português
Auto-cuidado
Educação em saúde
Hanseníase
Kinect
Resumo em português
Os sistemas interativos estão cada vez mais presentes como recursos tecnológicos utilizados pelo homem, sendo que para que a interação ocorra é necessária uma adaptação destes aparatos às reais necessidades do homem. Para garantir a qualidade de interação é preciso focar no princípio da usabilidade do sistema, desenvolvido por Jakob Nielsen, (1994) aprimorando com isso aspectos de acessibilidade, flexibilidade e eficiência no uso, para que o recurso tecnológico torne-se um objeto de modificação nesta relação. Objetivo: desenvolver um painel interativo utilizando a tecnologia Kinect e com isso fornecer informações sobre autocuidado e prevenção de incapacidades da hanseníase para pacientes e profissionais da saúde. Metodologia: Está baseada no modelo consensual que propõe uma solução para o problema de projeto e apresenta-se dividida em quatro fases: (1) projeto informacional; (2) projeto conceitual; (3) projeto preliminar e (4) projeto detalhado. Resultados: foi produzido um protótipo contendo imagens, texto e vídeos com informações sobre a Hanseníase. Este é composto por material coletado nos manuais produzidos pelo Ministério da Saúde para orientação de cuidados na Hanseníase e um vídeo inserido para demonstrar como seria o acesso a este recurso, acessados por meio dos movimentos dos membros superiores no qual a pessoa posiciona-se, em frente ao painel, a uma distância de 80 cm, e seleciona o que deseja ver com uma das mãos, que se torna a "mão virtual" movida na tela e seleciona o material instrucional. Os requisitos funcionais e não funcionais foram organizados contendo a caracterização das imagens de forma legível e nítida e opções de textos buscando a compreensão e o acesso da população. Foram desenvolvidos 16 vídeos que ensinam como realizar os exercícios para prevenir incapacidades e possíveis deformidades, estimulando assim o autocuidado. Conclusão: O desenvolvimento de material educacional sobre a Hanseníase que utilize as novas tecnologias é escasso e pouco explorado pelos profissionais da reabilitação na hanseníase. Investir em ações que visem tornar a pessoa mais informada sobre sua doença e segura sobre seu tratamento, pode contribuir para a autonomia em parte dos cuidados e as novas tecnologias podem funcionar como importante aliado neste processo.
Título em inglês
Development of a Kinetic application for intervention purposes with leprosy patients
Palavras-chave em inglês
Health education
Kinect
Leprosy
Self-care
Resumo em inglês
The interactive systems are each time more present as technological resources used by men, being needed an adaptation of these devices to the men's real needs for an interaction to happen. To ensure the quality of the interaction, it is needed to focus on the system usability principle, developed by Jakob Nielsen (1994), improving with this the aspects of accessibility, flexibility and usage efficiency, so the technological resource become an object of modification on this relation. Objective: develop an interactive panel using the Kinect technology, and provide with this, information about self-care and prevention of disabilities about Leprosy. Methodology: based on the consensual model that proposes a solution to the project problem, and is presented divided in four phases: (1) informational project; (2) conceptual project; (3) preliminary project and (4) detailed project. Results: a prototype was produced containing images, texts and videos with information about Leprosy. This is composed by material collected on the guidelines created by the Health Ministry to orient on the case of Leprosy, and a video inserted to demonstrate how this resource would be accessed, with all the functions being accessed through movements of the upper body members, where the person positions herself, in front of the panel, on a 80 cm distance, and selects the content that wants to access with the hands, making the "virtual hand" on the screen to move and select the instructional material. The functional and non-functional requirements were organized containing the characterization of the images to be more readable and clear, and texts options seeking comprehension and access to the population. There were 16 videos developed to teach how to execute the exercises for preventing incapacities and possible deformities, stimulating with this the self-care. Conclusion: The development of educational material about Leprosy using the new technologies is scarce and little explored by professionals of rehabilitation in Leprosy. Investing in actions that aims to assist the people under treatment to become more informed about the disease, and secure about the treatment, may contribute to the autonomy in part of the care, and the new technologies can work as an important ally on this path.
 
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Data de Publicação
2016-06-22
 
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