• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2014.tde-11092015-153420
Documento
Autor
Nome completo
Hellen Christine Czekster
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Maximiano, Flavio Antonio (Presidente)
Bueno Filho, Marco Antonio
Avila Júnior, Paulo de
Título em português
Elaboração, aplicação e análise de um caso investigativo no ensino de eletroquímica
Palavras-chave em português
Eletroquímica (Estudo e ensino)
Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Química (Estudo e ensino)
Resumo em português
O presente trabalho trata de uma abordagem com uso de metodologia alternativa, o Estudo de Casos, com o objetivo de facilitar a aprendizagem de conceitos específicos de eletroquímica para alunos de primeiro ano do curso de Licenciatura em Química. Esta pesquisa considera a importância do aluno atuar de modo ativo durante seu processo de aprendizagem. A metodologia de Estudo de Casos é uma variante do PBL (ProblemBased Learning) que proporciona ao aluno a oportunidade de vivenciar uma experiência real de aplicação de conceitos e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de sua formação. Os estudantes trabalharam em grupos durante a aplicação do método que se deu em quatro encontros, onde, ao longo das atividades responderam a testes e elaboraram relatórios que foram os instrumentos de coleta de dados do estudo. No ultimo encontro os grupos apresentaram a solução do caso investigativo para o restante da turma e para o professor que mediou a atividade. Foram encontradas evidencias de que o método é eficiente na promoção de uma aprendizagem mais significativa. O método foi bem recebido pelos alunos e foi perceptível uma ampliação na coerência das respostas que se mostraram melhor fundamentadas após a intervenção.
Título em inglês
Development, implementation and analysis of an investigative case in teaching electrochemical.
Palavras-chave em inglês
Chemistry (Study and teaching)
Electrochemical (Study and teaching) .
Higher education
Teaching and learning
Resumo em inglês
The following paper is about an approach with an alternative methodology, Case Studies, with the intention of smoothing the act of learning specific content of electrochemistry for first graders of Chemistry graduation. This research considers the importance of the student on acting proactively on his learning process. The methodology of the Case Studies is a variant of the PBL (Problem Based Learning) which provides the student the unique chance to experience a real experiment of concept application and skills that must be developed during his formation as a professional. The students work in groups during the application of the method that took place in four encounters, where, during the activities they answered to tests and made reports that were the tools to collect the data. In the last encounter the groups presented the solution to the Investigative Case to the remainder of the class and the teacher that conducted the exercise. It was found evidences that the method is efficient on the promotion of a more meaningful learning experience. The process was well received and it was noticeable a rising coherence on the answers that were better substantiated after the intervention.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-09-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.