• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2005.tde-05112015-104839
Documento
Autor
Nome completo
Miriam Possar do Carmo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Alario, Adelaide Faljoni
Echeverría, Agustina Rosa
Título em português
Um estudo sobre a evolução conceitual dos estudantes na construção de modelos explicativos relativos a conceitos de solução e o processo de dissolução.
Palavras-chave em português
Avaliação
Ensino
Escolas Secundárias
Resumo em português
O objetivo central deste trabalho foi o estudo da evolução das concepções de estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de duas escolas da Rede Pública de Ensino, sobre alguns conceitos, envolvendo o tema soluções e da utilização, dessas concepções na construção de um modelo que permitisse interpretar o processo de dissolução como um conjunto de interações entre as partículas constituintes do sistema. Partiu-se do pressuposto de que os estudantes possam ficar insatisfeitos com suas teorias de momento quando, o que acreditam, entra em contradição com as novas informações. Dessa forma, um processo em sala de aula foi desenvolvido para desencadear e encorajar discussões e reflexões sobre as próprias concepções, visando a reestruturação destas para níveis de maior abstração. O estudo se alicerçou em pressupostos construtivistas, e em estratégias de ensino para a mudança conceitual. Os resultados obtidos basearam-se na análise das concepções dos estudantes, antes, durante e após o processo de ensino, o que possibilitou a elaboração de níveis explicativos, os quais permitiram a interpretação da evolução das concepções, desde as noções macroscópicas para as noções microscópicas dentro do tema escolhido. Pôde-se perceber uma evolução conceitual, de níveis concretos, com pouca abstração, para níveis conceituais mais complexos, uma vez que os alunos estão habituados a raciocinar sobre o real. Portanto, as explicações apresentadas pelos alunos foram influenciadas pelos aspectos observáveis e pelas experiências vivenciadas. Também foi possível perceber a influência positiva na construção de conceitos quando da participação ativa do estudante, através de experimentos e experiências em sala de aula que lhes permitissem refletir sobre suas ideias e confrontá-las com outras. Nesta pesquisa procurou-se ir além do conhecimento das concepções alternativas, propondo um modelo de ensino que pudesse contribuir para a superação das mesmas, além de auxiliar os professores a planejarem um ensino mais significativo, especificamente dentro do tema soluções e em outros.
Título em inglês
Study of students' conceptual evolution of developing models about the concept of solution and dissolving process.
Palavras-chave em inglês
Education
Evaluation
Secondary Schools
Resumo em inglês
The primary aim of the paper was to study the evolution of second and third grade junior high student's conceptions in two public schools as to concepts dealing with the solution theme, and the use of such conceptions in the development of a model which allows an interpretation of the dissolution process as body of interaction among the forming particles of the system. It is understood that students may be unsatisfied with their current theories, when they allegedly contradict new information. In this way, a process was developed to encourage and bring about discussions and reflections about such conceptions, aiming their reconstruction to levels of higher abstraction. The research was based on constructivist conjectures and teaching strategies for a conceptual change. The results obtained were based on a study of the students' conceptions before, during, and after the teaching process, and that made an elaboration of explicative levels possible allowing the interpretation of conception evolution from its macroscopic to its microscopic notions within the chosen theme. A conceptual evolution will be noticed; an evolution of concrete levels to more complex conceptual levels since students more often reason facts. Therefore, all explanations presented by the students were influenced by observable aspects and their experiences. Also, a positive influence on the construction of concepts was seen as result of the student's active part through activities and experiments in class which made them reflect about their ideas and how to confront them with others. The research tried to reach beyond the knowledge of alternative conceptions offering a teaching model which might contribute to overcome such conceptions and help teachers to plan a more meaningful teaching particularly adjusted within the solution theme and in others.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-11-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.