• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-04122014-161134
Documento
Autor
Nome completo
Viviani Alves de Lima
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Agostinho, Silvia Maria Leite
Ydi, Simone Jaconetti
Título em português
Atividades experimentais no ensino médio - Reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica
Palavras-chave em português
Eletroquimica
Eletroquímica no ensino médio
Eletroquímica no ensino médio da rede pública
Resumo em português
Este trabalho procurou conhecer como professores de Química da Rede Pública do Estado de São Paulo refletem sobre sua prática docente ao realizar e analisar atividades experimentais de caráter investigativo, e como propõem uma atividade experimental visando uma aprendizagem significativa, tendo como referência a experimentação como processo de construção e reconstrução do conhecimento. A investigação foi realizada através de um curso de atualização que teve como foco conceitos de eletroquímica. Foi verificado que os professores apresentavam lacunas conceituais sobre esse conteúdo, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias que pudessem suprir tais necessidades formativas, na tentativa de evitar a constituição de barreiras para a aceitação de uma proposta pedagógica pautada na construção do conhecimento. Foram propostas atividades para que os professores analisassem situações concretas de ensino, tanto em âmbito conceitual como no operacional, que serviram de subsídios para o planejamento e aplicação de uma atividade de ensino em suas aulas. Os resultados obtidos mostraram que alguns professores superaram algumas das dificuldades conceituais sobre eletroquímica apresentadas no início do curso. Em relação ao ensino experimental pode-se observar que a visão simplista apresentada pelos professores inicialmente foi se modificando de forma gradativa durante o curso, passando a compreender que as atividades experimentais podem auxiliar na formação de conceitos, desenvolver aspectos cognitivos e estabelecer um ambiente favorável à aprendizagem estimulando as interações aluno-aluno e aluno-professor. Entretanto, tais idéias foram concretizadas em diferentes níveis no planejamento e na aplicação de uma atividade de ensino que os professores realizaram junto a seus alunos. No contexto do curso foi importante a ação mediadora da pesquisadora tentando estabelecer conflitos nas concepções de ensino dos professores, bem como as interações entre os professores cursistas. Pode-se inferir a necessidade de oportunidades para que o professor refletir sobre sua prática docente de forma a garantir a aprendizagem significativa para os alunos.
Título em inglês
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO - REFLEXÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES A PARTIR DO TEMA ELETROQUÍMICA
Palavras-chave em inglês
Eletroquimica
Eletroquímica no ensino médio
Eletroquímica no ensino médio da rede pública
Resumo em inglês
This research investigated how high school chemistry teachers of public schools of the State of São Paulo reflect about their own practice while teaching and analyzing investigative experimental activities carried on through a constructivist perspective. The way in which these teachers planed electrochemical experimental activities was also analyzed and investigated. The investigation was carried on an actualization course focusing electrochemistry concepts. Due to conceptual difficulties presented by the teachers at the course begin, new strategies were planned attempting to supply these formative demands and to avoid resistances on the acceptance of a pedagogical proposal based on the construction of knowledge. The chosen activities offered the teachers the opportunity to analyze both conceptual and operational electrochemical classroom lessons, in order to facilitate the planning and the application of an electrochemical activity in their own classrooms. The results indicate that the teachers overcame some electrochemical conceptual difficulties presented at the course begin. Along the course, the teachers also modified some aspects of their naïve way of looking upon experimental activities, and started to understand that chemical experiments could be a useful instrument to help the construction of concepts, to develop cognitive abilities and to establish a propitious and stimulant environment to learn and to promote classrooms interactions between teacher-student and student-student. Meanwhile, it was stated that these ideas were presented in different degrees on the designed experimental plans implemented by the teachers in their high school classes. It could be inferred that more opportunities to teachers to reflect about their own practices should be offered, in order to assure a mean full learning for their student.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-12-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.