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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-22022011-102757
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Andrade Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Marafon, Adriana Cesar de Mattos
Menezes, Luis Carlos de
Título em português
A física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-espistemológica
Palavras-chave em português
Acústica Musical
Divulgação Científica
Epistemologia Histórica
Experimentação
Exposição
Resumo em português
Este trabalho objetiva pesquisar sob uma perspectiva histórico-epistemológica o desenvolvimento da acústica musical no Renascimento. Tal investigação será especialmente focada na busca de indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico nesse período. Com o intuito de extrair os indicadores mencionados, assim analisou-se tratados teórico-musicais desse período sob uma perspectiva das relações entre a física, a matemática e a música. Do ponto de vista educacional, o presente projeto pretende, por meio de uma exposição didática no museu Estação Ciência, reproduzir estruturalmente experimentos esclarecedores de conceitos acústicos emergentes na Revolução Científica, fazendo uso de recursos modernos. Como resultado bibliográfico de tais reflexões, foi organizada uma discussão sobre um conjunto de estratégias de ensino sobre a relação entre física, matemática e música, sob uma perspectiva histórico-epistemológica. Além disso, o presente trabalho relatou o processo de desenvolvimento de uma exposição didática sobre a relação entre a matemática, a física e a música. Tal exposição busca reconstruir os principais experimentos da história da acústica musical responsáveis pela consolidação da teoria que conhecemos atualmente, evidenciando os indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico na história da ciência. Neste sentido, torna-se fundamental que a pesquisa historiográfica forneça subsídios teóricos para a fundamentação da transição de uma ciência musical centrada em um dogmatismo aritmético para uma ciência musical, que tem a verificação experimental como critério relevante de falseamento de suas teorias. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar a exposição didática que será realizada no museu Estação Ciência, reproduzindo por escrito sua estrutura, experimentos e painéis que visam esclarecer conceitos acústicos emergentes na Grécia Antiga e suas transformações ao longo da Revolução Científica.
Título em inglês
The physics of music in the Renaissance: a historical epistemological approach
Palavras-chave em inglês
Empiricism
Exposition
Historical Epistemology
Musical Acoustic
Scientific Divulgation
Resumo em inglês
This project aims to research under a historic-epistemological perspective the development of musical acoustic in the Renaissance. This research will be especially focused in the search for indicators of the importance of experimental verification in the production of acoustic knowledge of that time. Therefore, it becomes essential that the historiografical search provide theoretical subsidies for reasoning of the transition from a science musical centered on a dogmatism arithmetic to a science musical, which has a verification test as a relevant criterion of distorted from their theories. In order to extract the indicators mentioned, the aim is to analyze well-treated theoretical music of this period under the prospect of relations between the physics, mathematics and music. From an educational overview, this project intends, through a didactic exhibition at the museum "Estação Ciência", to reproduce structurally clarifying experiments of acustical concepts emerged in the Scientific Revolution, making use of modern resources. As a result of such bibliographic thoughts, it is intended to discuss various teaching strategies on the development of the relationship between physics, mathematics and music, on a perspective historic-epistemological. Then this project aims to describe the process of the development of a didactic exposition about the relation between mathematics, physics and music under a historicepistemological perspective. Such exposition intends to reconstruct the main experiments of the acoustics musical history, which are responsible for the consolidation of the theory that is currently known, evidencing the points of the importance on the experimental verification in the production of the acoustic knowledge, in the history of science. In this direction, it is extremely important that this research provides theoretical subsidies to the implementation of a transition between a centered musical science and an arithmetical dogmatism for a musical science which has the experimental verification as a relevant criteria of falsifiability of its theories. In doing so, this project intends to present the didatic exposition that will be carried out in the museum "Estação Ciência", reproducing, in writing, its structure, experiments and panels that aim to clarify emergent acoustic concepts in Old Greece and its transformations throughout the Scientific Revolution.
 
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Data de Publicação
2011-03-28
 
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