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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.81.2015.tde-20072015-144636
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Andrade Pereira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
D'Ambrosio, Ubiratan
Marafon, Adriana Cesar de Mattos
Menezes, Luis Carlos de
Paty, Michel Henri Lucien Georges
Título em português
O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
Palavras-chave em português
Antropologia educacional
Cultura
Ensino de Física
Epistemologia
Resumo em português
Esse trabalho tem como objetivo central investigar como o contexto sociocultural em que o aluno está inserido influencia sua maneira de se relacionar com o conhecimento científico. Para isso foram escolhidos 3 contextos distintos: uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo (Escola Vera Cruz) e dois projetos de uma Organização não Governamental (ONG) chamada Instituto Acaia, que trabalha com estudantes de escolas públicas com perfis muito diferentes na Capital Paulista. Delimitados os contextos foram realizadas entrevistas, questionários e um conjunto de oficinas e/ou atividades educacionais visando observar como tais estudantes construíam modelos e por onde passavam seus respectivos pensamentos heurísticos. Em cada contexto foram escolhidos um conjunto diferente de atividades, visando estabelecer as propostas pedagógicas que mostravam de maneira mais clara como os estudantes pensavam e construíam modelos teóricos. Assim, optou-se por realizar 6 entrevistas semiestruturadas, um questionário virtual com cerca de 150 participantes, um questionário prévio com os alunos entrevistados e um conjunto de oficinas que colaboraram amplamente com as observações realizadas. Dentre as oficinas realizadas foram observados 3 trabalhos de campo (no Pantanal, no interior de São Paulo e no Vale do Ribeira), um projeto de ciência sobre a construção de instrumentos musicais, cursos eletivos de Astronomia e Física de Partículas, entre outros. A conclusão da pesquisa realizada abordou diversos âmbitos diretamente ligados ao processo educativo: a organização e estrutura do trabalho pedagógico, a influência do contexto sociocultural dos estudantes em seus processos de modelagem, a influência que esse contexto tem e deveria ter na construção curricular e, por fim, como isso impacta nas políticas públicas de larga escala. Possivelmente a principal ideia defendida nessa tese seja a necessidade da construção de um currículo e um curso de física menos propedêutico e mais epistemológico, visando contemplar questões relevantes nos contextos socioculturais dos estudantes. Neste sentido, a presente tese apoia-se nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubell e Zaballa, bem como na construção conceitual do socioconstrutivismo interativo amparado nas teorias de Lev Vygotsky e Charles Hadji. Dentre as muitas conclusões do trabalho destacam-se o papel da nota nas atividades propostas, a ruptura de preconceitos, o papel da linguagem como elemento estruturante do pensamento científico e a importância da construção de sentidos externos ao curso na mobilização dos estudantes de ensino médio.
Título em inglês
The heuristic thinking in different sociocultural contexts : teaching the nature of science.
Palavras-chave em inglês
Culture
Educational anthropology
Epistemology
Physics Education
Resumo em inglês
The main aim of this work is to investigate the socio-cultural context in which the students are inserted and its influences in their way of relating to scientific knowledge. For that, three different contexts were chosen: a private school in West Zone of São Paulo (School Vera Cruz) and two projects of a non-governmental organization (NGO) called Acaia Institute, which works with students from public schools with very different profiles in São Paulo. With the context established, interviews, questionnaires and a set of workshops (and / or educational activities) were conducted in order to observe how students of these contexts built models and the pathway of their respective heuristic thoughts. In each context were chosen different set of activities in order to establish the educational proposals that could show more clearly how students thought and built theoretical models. Thus, it was decided to hold 6 semi-structured interviews, a virtual questionnaire with about 150 participants, a previous questionnaire with interviewed students and a set of workshops, cooperating extensively with the observations. Among the workshops, it were observed 3 external activities (at Pantanal, in the country side of São Paulo and in the "Vale do Ribeira"), a science project about the construction of musical instruments, elective courses of Astronomy and Particle Physics, among others. The conclusion of the survey covered many areas directly related to the educational process: the organization and structure of pedagogical work, the influence of socio-cultural context of the students in their modeling process, the influence that the context has and should have in the curriculum construction, and, finally, how it impacts public policy in a large scale. Probably the main idea defended in this thesis is the need to build a resume and a physics course less propaedeutic and more epistemological, seeking to include relevant issues in socio-cultural contexts of students. In this sense, this thesis relies on the concepts of meaningful learning from Ausubell and Zaballa as well as on the conceptual construction of interactive socio-constructivism supported by Lev Vygotsky and Charles Hadji theories. Among the many findings of the present work, is the role of grades in the proposed activities, the breaking of prejudices, the role of language as a structural element of scientific thought and the importance of building external senses to the course in the mobilization of high school students.
 
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Data de Publicação
2015-07-27
 
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