• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2009.tde-17092012-141621
Documento
Autor
Nome completo
Wellington Batista de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Ricardo, Elio Carlos (Presidente)
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Rezende Junior, Mikael Frank
Título em português
Física das radiações: uma proposta para o Ensino Médio
Palavras-chave em português
Atualização curricular
Física das radiações
Física moderna e contemporânea
Transposição didática
Resumo em português
A sociedade vem questionando os conteúdos presentes no currículo de ciências, quanto ao "por que" e "para que" ensiná-los. Isso ocorre também dentro do ambiente escolar. Atualmente, o ensino de ciências tem acontecido de maneira bastante desconexa da realidade de nossos alunos, afinal, este ensino não tem apresentado inovações ou trazido temas atualizados para as discussões que ocorrem no ambiente da sala de aula. Apresentamos neste trabalho uma proposta de atualização curricular do ensino de ciências através da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, com base na proposta curricular inserida nos PCNEM e PCNEM+ para a disciplina de Física. Nossa proposta consiste em uma seqüência didática de um curso de Física das Radiações voltado ao Ensino Médio, onde se utilizam as noções de "marcadores" e "marcadores-estruturantes", desenvolvidas no contexto da teoria da Transposição Didática, para delinear as atividades que acreditamos serem essenciais para que esta nova seqüência de ensino seja exeqüível.
Título em inglês
Radiations physics: a proposal for the High School
Palavras-chave em inglês
Curricular updating
Didactic transposition
Modern and contemporary physics
Radiations physics
Resumo em inglês
The society has questioned what should be taught in science learning, including both "why" and "what for" some subjects should be taught. This kind of discussion occurs also inside the educational environment. Presently the science teaching is not connected to the reality of the student, because teaching has not related to scientific innovations, no updated themes are discussed in the classroom. In this work the curricular updating is inserted through the inclusion of Modern and Contemporary Physics topics, as suggested in the PCNEM and PCNEM+. This proposal consists of a didactic sequence of a course on Radiations Physics appropriated to the high school teaching. The concept of "markers" and "structurating-markers" is discussed within the Didactic Transposition Theory. "Markers" are established through the proposed activities, which are supposed to be the essential ones to the learning sequence.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-09-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.