• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-16062020-150417
Documento
Autor
Nome completo
Danilo Mendes Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Pereira, Alexsandro Pereira de
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Título em português
Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
Palavras-chave em português
Ensino de Física
Jogos e educação
Role Playing Game
RPG
Resumo em português
Esta pesquisa propõe a investigação do uso do Role Playing Game (RPG) no contexto educacional, como uma forma de facilitar o aprendizado de Física para os estudantes. O pressuposto principal para o uso do RPG é que ele pode funcionar como um ambiente para um ensinar física através de problemas abertos. Os problemas abertos são situações que necessitam de soluções, mas os indivíduos envolvidos não conhecem meios ou caminhos evidentes para obtê-las. Eles são úteis na física para conhecer para se conhecer as concepções dos alunos sobre conceitos estruturados cientificamente e também trabalhar significações diferentes dos problemas de lápis e papel. Foi elaborada uma aventura no sistema FATE. Este sistema genérico apresenta regras simples e facilita o processo de iniciação dos alunos ao RPG. Foram realizadas duas aplicações do RPG em contexto educacional, com estudantes em diferentes situações de ensino. Conclui-se que o RPG pode ser proveitoso como uma atividade paralela às aulas tradicionais e como um incentivador da problematização dos conceitos físicos para os alunos.
Título em inglês
Playing physics: the Role Playing Game (RPG) as a way to explore ill-structured problems.
Palavras-chave em inglês
Games and Education
Physics Teaching
Role Playing Game
RPG
Resumo em inglês
This research proposes the investigation of Role Playing Games (RPG) in the educational context, as a way of facilitating the learning of physics for students. The main assumption for using RPGs is that they can function as a space for teaching based on ill-structured problems. Ill-structured problems are situations where a solution is needed, but the individuals involved do not know the obvious ways or means to get them. They are useful in physics in understanding students' conceptions of scientifically structured concepts as well as working on different meanings for structured problems. An adventure was elaborated in the FATE system and two applications of RPGs in the educational context were made, with students in different teaching situations. It is concluded that role-playing can be useful as a parallel activity to traditional classes and as an incentive for the problematization of physical concepts for students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.