• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-06012017-112237
Documento
Autor
Nome completo
Leandro dos Reis Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Gurgel, Ivã (Presidente)
Fagundes, Maria Beatriz
Gehlen, Simoni Tormöhlen
Título em português
Análise da apropiação de ideias freireanas de educação por professores em uma proposta de aulas sobre aquecimento global
Palavras-chave em português
Abordagem Temática
Aquecimento Global
Ensino de Ciências
Proposta de Aulas
Resumo em português
Este trabalho analisa algumas apropriações das ideias freireanas por professores durante a construção de uma proposta de aulas sobre o Aquecimento Global que contou como uma de suas referências teóricas de base a dinâmica dos três momentos pedagógicos. Para a coleta de dados, as reuniões de preparação das aulas, realizadas periodicamente, foram gravadas em áudio e vídeo para posterior análise. Dos resultados, verificamos que os professores puderam, no processo de construção, discutir ideias baseadas em diferentes visões educacionais. Embora algumas delas não façam referência a visão educacional humanista, foi possível verificar que os professores convergiram em propostas que incorporaram elementos freireanos nas aulas sobre o Aquecimento Global. É necessário deixar claro que não estamos afirmando que esta dissertação apresentará um trabalho estritamente baseado na filosofia de Paulo Freire, pois as condições objetivas de trabalho nas escolas exigem que reconstruções sejam feitas. Por fim, não temos a pretensão de dizer se a estrutura das aulas ou se os elementos freireanos identificados durante as reuniões são melhores ou piores, até porque, cada professor tem experiências e formações diferentes, além disso temos a convicção que este trabalho apresentou um caminho possível, mas sabemos que existem infinitas possibilidades e todas elas dependem de diversos fatores, tais como, infraestrutura da escola, conteúdo abordado, público alvo dentre outros.
Título em inglês
Appropriation of the analysis of Paulo Freire Education ideas for teachers on a proposal for classes on Global Warming
Palavras-chave em inglês
Global Warming
Lecture Proposal
Science Education
Thematic Approach
Resumo em inglês
This works analyzes some of the appropriations Freireanas ideas by teachers during construction classes proposal on Global Warming. It is noted that the process of building and collective organization of the proposed classes contemplated the dynamics of the three pedagogical moments. For data collection, the meeting preparation classes, held periodically, were recorded on audio and video for later analysis. From the results, we found that teachers could, in the construction process, discussing various ideas. Although many of them are not part of the educational vision championed this work, we found that teachers converged proposal which incorporated some elements in Freire's classes on heating it clear Global.É necessary that we are not saying that this thesis will present a genuinely work Freirean because the lessons about global warming were not structured from thematic research required for this perspective. Finally, we do not intend to say that the structure of the classes or the Freirean elements identified during the meetings are better or worse, because each teacher has different experiences and backgrounds also have the conviction that this work presents a path possible, but we know that there are endless possibilities and they all depend on several factors such as school infrastructure, content addressed, target among others.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-01-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.