• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2014.tde-04052015-161450
Documento
Autor
Nome completo
Lucélia Aparecida Letta
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Presidente)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Silva, Mirian Pacheco
Título em português
As ações do(a) professor(a) no ensino fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI)
Palavras-chave em português
Ações do(a) Professor(a)
Argumentação
Ensino de Ciências
Sala de Aula
Sequência de Ensino Investigativa (SEI)
Resumo em português
Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo qualitativo sobre as ações do(a) professor(a) em aulas de Ciências do Ensino Fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) (CARVALHO, 2011). Entendemos que as ações do(a) professor(a) são processos de diferentes estratégias pedagógicas e científicas em aulas investigativas ao aplicar uma SEI. Os dados utilizados para este estudo foram os mesmos dados coletados e utilizados por Sasseron (2008), constituídos por vídeos de aulas gravadas na íntegra e transcrições de falas, tanto do professor(a) quanto dos alunos, ao longo da implementação da SEI - "Navegação e Meio Ambiente". Sasseron propôs com essa pesquisa, os eixos estruturantes de Alfabetização Científica (AC) e os indicadores de Alfabetização Científica se debruçando sobre as interações discursivas entre professor e alunos com enfoque voltado para construção dos argumentos pelos alunos. Complementando tal itinerário de pesquisa, este trabalho analisou aulas desta SEI verificando essas interações e as ações do professor(a) nessas aulas. Os dados foram reanalisados e, para tanto, iniciamos os estudos de referenciais que discutem a interação discursiva em sala de aula, a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), Argumentação em sala de aula de Ciências e Ações docentes. Este trabalho de pesquisa permitiu evidenciar que o(a) professor(a) desenvolve, para diferentes situações de aulas investigativas, ações características e integradoras tanto da área pedagógica quanto da área científica. Estas ações foram constituintes de uma proposição do que chamamos de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (EECI): um quadro matriz de categorias de Ações do(a) Professor(a) em aulas investigativas. As categorias presentes e definidas no quadro matriz foram construídas a partir das análises de cada aula, dando-nos evidências bastantes substanciais das ações do(a) professor(a) que contribuíram no processo de argumentação e no desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) dos alunos apresentados por Sasseron (2008) em seu trabalho.
Título em inglês
The teacher's actions in Primary Education when applying an Inquiry-based Sequence Teaching (SEI, the initials in Portuguese)
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Classroom
Inquiry-based Sequence Teaching (SEI)
Science Teaching
Teacher's actions
Resumo em inglês
This research paper presents a qualitative study of the actions of the teacher in Science classes in the Elementary School when applying an Inquiry-based Sequence Teaching (SEI, the initials in Portuguese) (CARVALHO, 2011). We understand that the actions of the teacher are processes of different teaching and scientific strategies in Inquiry-based lessons when applying a SEI. The data used in this study were the same data collected and used by Sasseron (2008), consisting of videos of entire recorded classes and transcripts of speeches, both from the teacher and the students, throughout the implementation of the SEI - "Navigation and Environment". Sasseron proposed, in this research, the structural axes of Scientific Literacy (AC, initials in Portuguese) and the indicators of Scientific Literacy, analyzing the discursive interactions between teacher and students, focusing on the construction of arguments by the students. Complementing this research itinerary, this study examined these SEI classes, observing these interactions and the actions of the teacher in the classes. The data were reanalyzed and, therefore, we initiated the studies of references that discuss the discursive interaction in the classroom, the Inquiry-based Sequence Teaching (SEI), Argumentation in the Science Classroom and Teachers activities. This research has highlighted that the teacher develops, for different situations of investigative classes, peculiar and integrative actions both in the pedagogical and scientific areas. Such actions were constituents of a proposition of what we call the Teaching of Science Elements through Research (EECI): a framework of categories of the Teacher's Actions in investigative classes. The defined categories under the framework were built from the analysis of each class, giving us substantial evidence of the teacher's actions which have contributed to the argumentation process and the development of the Scientific Literacy (AC) of the students presented by Sasseron (2008) in his paper.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-05-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.