• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-11122015-112411
Documento
Autor
Nome completo
Vania Neves Valva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Gregorin Filho, Jose Nicolau (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Rodrigues Filho, José Maria
Título em português
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta
Palavras-chave em português
Cânone
Educação
Ensino fundamental
Leitura
Literatura juvenil
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo contextualizar, esquematizar e refletir sobre os resultados alcançados durante a Proposta Anual de Formação Literária (PAFL). Trabalho desenvolvido para o programa de pós-graduação de mestrado profissional PROFLETRAS e aplicado na Escola Estadual Profa. Zilah Ferreira Passarelli de Campos, de São José dos Campos/SP, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II. O foco do trabalho desenvolvido foi proporcionar aos alunos de 9º ano, além do contato com um cânone literário de transição entre os estágios da formação do leitor, a promoção de projetos de leitura e atividades, dentro ou fora da sala de aula, que contribuíssem para a formação literária efetiva, utilizando-se tanto de produção literária indicada ao público juvenil, como produções destinadas ao leitor adulto, mas que adaptadas ou não possuíssem afinidades com o leitor em formação, a fim de proporcionar desenvolvimento do leitor literário ao final do ensino fundamental. Portanto, busca-se no relato da proposta realizada, descrever a realidade do ensino da literatura em uma escola pública; delinear os aspectos profissionais; sistematizar as práticas realizadas; promover a exposição pormenorizada das obras escolhidas, dos projetos literários aplicados e das atividades realizadas; apresentando os dados e os resultados obtidos pelos alunos participantes da PAFL.
Título em inglês
The formation of literary readers in elementary school: reflections on a proposal
Palavras-chave em inglês
Canon
Education
Elementary school
Reading
Youth literature
Resumo em inglês
This dissertation aims to contextualize, lay out and reflect on the results achieved during the Annual Proposal for Literary Formation. Work developed for professional master's graduate program PROFLETRAS and applied in the Escola Estadual Professora Zilah Ferreira Viagi Passarelli de Campos, in Sao Jose dos Campos / SP, for students in 9th grade of elementary school. The focus of the work was to provide students of 9th grade, as well as contact with a literary canon transition between stages of the reader's training, the promotion of reading projects and activities, inside or outside the classroom, which contribute to effective literary formation, using both literature indicated young readers, such as products intended for adult reader but which - adapted or not - with the reader possess affinities in formation, in order to provide the developing reader literary at the end of elementary school. Therefore, we seek on account of the proposal made, describe the reality of literature teaching in a public school; outline the professional aspects; systematize the activities undertaken; promote detailed description of the chosen works of applied literary projects and activities; presenting the data and the results obtained by students participating Proposal Annual Literary Formation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-12-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.