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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-08082018-160502
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Silva Mercês
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Martin, Vima Lia de Rossi (Presidente)
Abreu, Mirhiane Mendes de
Chauvin, Jean Pierre
Puglia, Daniel
Título em português
Alicerce e revestimento: tradição e modernidade em A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela
Palavras-chave em português
A emparedada da Rua Nova
Carneiro Vilela
Literatura e sociedade
Narrativa policial
Tradição e modernidade
Resumo em português
A presente dissertação propõe uma análise do romance A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela, com o objetivo de investigar de que forma os conceitos de modernidade e tradição se articulam com aspectos sociais da obra e do contexto em que ela foi escrita. A pesquisa investiga de que maneira a estrutura formal do romance-folhetim de Vilela uma narrativa de cunho policial está relacionada com a dinâmica das questões de classes, raças e gênero que compunham a sociedade recifense na segunda metade do século XIX. Verificou-se, por fim, a hipótese de que o princípio estrutural da obra formalizaria o deslocamento entre ideias liberais e prática brasileira, revelando uma relação de aparência e essência no seio de uma sociedade cuja modernização não passaria de um revestimento sobre os fortes alicerces de uma formação escravocrata e patriarcalista.
Título em inglês
Foundations and coating: tradition and modernity in A emparedada da Rua Nova, by Carneiro Vilela
Palavras-chave em inglês
A emparedada da Rua Nova
Carneiro Vilela
Detective fiction
Literature and society
Tradition and modernity
Resumo em inglês
Our current research aims at studying the novel A emparedada da Rua Nova, by Carneiro Vilela, regarding in which ways the concepts of modernity and tradition are related to the social aspects of the novel and of the context in which it was written. Our goal is to examine the structure of Vilela's feuilleton, a kind of detective fiction, and how it relates to the dynamics of social classes, matters of races and gender in Recife's society from the second half of the nineteenth century. In this sense, we analyzed how the novels formal structure revealed the displacement between liberal ideas and social practice in Brazil, and it disclosed a system of appearances versus essence at the core of a society to which the modernization would be nothing more than coating over its enslaving and patriarchal foundations.
 
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Data de Publicação
2018-08-08
 
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