• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-04032008-111337
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Blumenthal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Amancio, Moacir Aparecido (Presidente)
Mandelbaum, Enrique Isaac
Pelbart, Peter Pal
Título em português
A literatura desgarrada de Franz Kafka
Palavras-chave em português
Franz Kafka
Modernidade
Teoria da Literatura
Resumo em português
Procura-se detectar neste trabalho um modus operandi próprio de Franz Kafka (1883 - 1924) que permita justificá-lo dentro desta perspectiva que se adota como norte: uma literatura que se desgarra constantemente em seus desdobramentos internos, a saber, uma literatura ameaçada em sua própria lógica estrutural, na maneira como o narrador coloca em perigo sua matéria narrada. Mais do que isso, como a narração entra em colisão com seu criador, aquele que a narra, e como tal processo dá origem a uma porção de desdobramentos dentro ainda da mesma matéria ficcional, o que acaba por guiar o leitor, meio que às avessas, não a uma saída do dilema kafkiano, mas a um novo labirinto que lhe fornece um respiro de sobrevivência. O desgarre é sugerido na maneira como o narrador se desprende do narrado e abandona o leitor em múltiplos e novos becos sem saída - que bastam. Como a fortuna crítica de Kafka é bastante diversificada, a atitude adotada é a de traçar um histórico recortado da imensa bibliografia kafkiana e então filtrála de modo coerente e produtivo.
Título em inglês
The Franz Kafka detached literature
Palavras-chave em inglês
Franz Kafka
Modernism
Theory of Literature
Resumo em inglês
Our aim in this work is to detect a certain Franz Kafka (1883 - 1924) modus operandi in order to vindicate him within this perspective that we assume as guide: a type of literature that detaches, breaks itself out constantly in its process of inner unfolding, namely, a literature threatened by its own structural logic, in a way that the narrator puts his recounting in peril. More than that, how the narration clashes with its creator, the one who narrates it, and how this process brings a lot of unfoldings into being within the same recounting still, that guides the reader, inside out, not to the Kafkaesque dilemma exit, but to a new labyrinth which may provide a surviving breath. This straying is suggested in how the narrator becomes disengaged from what it is narrated, abandoning the reader in multiple and new blind alleys - which all suffice themselves. As Kafka's critique is very diversified, the adopted attitude is to outline some of the Kafka's enormous bibliography and then coherently filter it.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-03-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.