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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-19012017-134438
Documento
Autor
Nome completo
João Carlos Ribeiro Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza (Presidente)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Loureiro, Isabel Maria Frederico Rodrigues
Título em português
Literatura e política nos romances de Patrícia Galvão
Palavras-chave em português
Modernismo brasileiro
Patrícia Galvão
PCB
Posição do narrador
Romance proletário
Resumo em português
A produção artística de Patrícia Galvão possui uma matriz política na qual a teoria e a prática comunista se entrelaçam à experiência modernista. Confrontada com a trajetória da autora, a estrita consonância de seu livro de estreia com as palavras de ordem do PCB nos permite reconhecer e avaliar tensões, conflitos e impasses da esquerda brasileira. A figuração do outro, no caso, o proletariado emergente pós-revolução de 1930, e as dificuldades do escritor, ou intelectual, em lidar com esta matéria são chaves importantes de nossa análise. O estudo de Parque industrial (1933), tanto de suas características internas quanto de seu lugar na história do modernismo brasileiro, ocupa a maior parte desta dissertação.
Título em inglês
Literature and politics in Patrícia Galvãos novels
Palavras-chave em inglês
Brazilian Communist Party
Brazilian modernism
Narrator´s position
Patrícia Galvão
Proletarian novel
Resumo em inglês
Patrícia Galvão's artistic work has a political framework in which communist theory and practice are intertwined with the modernist experience. Taking into consideration the author´s trajectory, the strict correspondence between her first book and PCB's watchwords allows us to recognize and evaluate tensions, conflicts and dilemmas of the Brazilian left-wing. The figuration of the other, in this case, the emerging proletariat after the 1930 revolution, and the difficulties faced by the writer, or intellectual, in dealing with this matter play a key role in our analysis. The study of Parque industrial (1933), both in its internal characteristics and in its place in the history of Brazilian modernism, occupies most of this work.
 
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Data de Publicação
2017-01-19
 
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