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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-08052015-102539
Documento
Autor
Nome completo
Lívia Bueloni Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Fabio Rigatto de Souza (Presidente)
Parreira, Marcelo Pen
Schwartz, Adriano
Souza, Ana Helena Barbosa Bezerra de
Vasconcellos, Cláudia Maria de
Título em português
Em busca de Companhia: o universo da prosa final de Samuel Beckett
Palavras-chave em português
Beckett
Companhia
Company
Ill seen ill said
Prosa final beckettiana
Segunda trilogia beckettiana
Worstward Ho
Resumo em português
O presente trabalho realiza uma leitura da chamada segunda trilogia em prosa de Samuel Beckett composta pelos textos Company (1980), Ill Seen Ill Said (1981) e Worstward Ho (1983), com especial atenção para a obra Company. Tais textos fazem parte da prosa final do autor, marcada pelo hibridismo de gêneros e por um intenso questionamento da linguagem e da representação literária. Destacando as características desta fase procuramos argumentar que, em meio a todos os experimentos do narrador beckettiano, há um mecanismo de busca de companhia na própria narrativa, tema que atravessa diversos trabalhos de Beckett e se evidencia com a publicação de Company. A necessidade de companhia através do ato de narrar, contudo, processa-se de forma ambígua e conflituosa.
Título em inglês
Searching for company. The universe of Samuel Beckett's late prose
Palavras-chave em inglês
Beckett
Becketts late prose; Company
Becketts second trilogy
Company
Ill seen ill said
Worstward Ho
Resumo em inglês
This dissertation presents a reading of Samuel Beckett´s so-called second trilogy in prose comprising the works Company (1980), Ill Seen Ill Said (1981), and Worstward Ho (1983), with special focus on Company. These texts belong to the authors late prose, characterized by a mixture of genres and the intense questioning of both language and literary representation. While highlighting the specificities of this period, we argue that among all the experiments of the Beckettian narrator there is a mechanism that seeks for company within the very narrative a theme present in many of Becketts works, which is further stressed by the publication of Company. The need for company through the act of narrative, however, unfolds in an ambiguous and conflicted manner.
 
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Data de Publicação
2015-05-08
 
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