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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-06052010-134321
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Ferreira Marcondes Nogueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Zular, Roberto (Presidente)
Freire, Maria Cristina Machado
Rolnik, Suely Belinha
Título em português
Políticas estéticas e ocupações poéticas: uma genealogia (im)possível a partir do concretismo brasileiro
Palavras-chave em português
Arte concreta
Crítica literária
Livro de artista
Poesia concreta brasileira
Poéticas visuais
Resumo em português
Que potencialidade ainda mantém a poesia concreta? O que pode permitir que essa poética continue intervindo no presente? Restabelecendo o vínculo com as tendências construtivas que surgem no Brasil da metade do século XX e tomando a poesia concreta como referência multidimensional, evidenciamos alguns conflitos inscritos nas políticas estéticas e no seu projeto político para propor outra genealogia que não se baseia somente na sua análise formal, mas que busca entender como essa estética radical penetra no social, na rua, no cotidiano, nos meios de comunicação e reverbera nas redes artísticas alternativas. Indicamos também algumas discussões que tentaram constituir e delimitar a poesia concreta, contrapostas às suas derivas, que subvertem definições e enquadres temporais designados pela historiografia literária. Assim, a primeira parte apresenta um panorama macropolítico no qual esta e outras produções se inscrevem para, nos capítulos seguintes, apontar formas de resistência micropolíticas.
Título em inglês
Aesthetic politics and poetical occupations: an (im)possible genealogy from the Brazilian concretism
Palavras-chave em inglês
Artists book
Brazilian concrete poetry
Concrete art
Literary criticism
Visual poetics
Resumo em inglês
What potentiality still remains concrete poetry? What can allow it to continue to intervene in the present? By re-establishing their link with constructive art tendencies emerged in Brazil since 1950s, and taking concrete poetry as a multidimensional experience, we expose some of the conflicts inscribed in the politics of aesthetics of concrete poetry political project to put forward a different genealogy which is not based on its formal analysis only. Rather, how those radical aesthetics pervades the social structure, the public sphere, the common and the mass communication medium, echoing through the alternative artistic networks. We also point out some discussions that have been attempting to constitute or demarcate concrete poetry in an opposite way of its motives that subvert definitions and bring down the temporal frame of literary historiography. In this way, the first section proposes a macro-political panorama of this poetry production, in the following sections, some different ways of micropolitical resistance are emphasized.
 
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Data de Publicação
2010-05-06
 
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