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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-04032015-191744
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Gomes da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Otsuka, Edu Teruki (Presidente)
Guimarães, Hélio de Seixas
Nascimento, José Leonardo do
Título em português
Em torno da ironia: análise de Dom Casmurro, de Machado de Assis
Palavras-chave em português
Dom Casmurro
Ironia
Machado de Assis
Naturalismo
Romance
Resumo em português
Esta dissertação apresenta os resultados de uma análise de Dom Casmurro que levou à conclusão de que a ironia é princípio constitutivo do romance. A ironia explica como a duplicidade efetiva da obra não a impede de se erigir como um todo artístico objetivo. Procuramos mostrar como são conjugadas duas causalidades de natureza diversa: uma, que ocupa o primeiro plano da obra, é expressão da interpretação que o narrador personagem confere à própria existência e contém elementos naturalistas tanto na articulação do enredo, como nas concepções em que se baseia. A outra, que abrange a primeira e a desqualifica, ergue-se a contrapelo e associa a ação recíproca entre personagens às forças histórico-sociais que os pressionam. Ao final, vemos que a ironia age em três níveis interdependentes: na articulação formal, nas concepções que lhe servem de base e no caráter dos personagens. O resultado é um romance que inclui elementos da ideologia conservadora para figurá-los como preconceitos. Essa constituição confere à narrativa a capacidade de enredar o pensamento conservador, que encontra nela motivo de se expor abertamente
Título em inglês
Irony: analysis of Dom Casmurro, Machado de Assis
Palavras-chave em inglês
Dom Casmurro
Irony
Machado de Assis
Naturalism
Novel
Resumo em inglês
This dissertation presents the results of an analysis of Dom Casmurro which has drawn the conclusion that irony is a constitutive principle of the novel. Irony is what explains how the effective duplicity of the story does not prevent it from being constructed as a complete artistic object. We have worked to demonstrate how the two causalities, while of diverse nature, are actually conjugated. The first, occupying the foreground, is the expression of the interpretation the first person narrator confers on his own existence. It also contains naturalistic elements not only in the plot articulation but also in the conceptions on which it is based. The second one, which both includes and disqualifies the first, emerges in spite of the latter and associates the reciprocal actions between the characters and the socio-historical forces which push them. In the end, it can be clearly seen that irony acts in three interdependent levels: in the formal articulation, in the conceptions on which it is based, and on the characters' actions and disposition. The result is a novel which includes elements of conservative ideology, to reveal them as prejudice. This constitution confers on the narrative the ability to entangle conservative thinking, which finds in the novel a reason to expose itself openly
 
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Data de Publicação
2015-03-04
 
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