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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-05112012-125233
Documento
Autor
Nome completo
Diana Navas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Bridi, Marlise Vaz (Presidente)
Bastazin, Vera Lúcia
Lopondo, Lilian
Peixoto, Maria Helena Fioravante
Ribeiro, Raquel de Sousa
Título em português
Figurações da escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de António Lobo Antunes
Palavras-chave em português
Escrita
Estratégias metaficcionais
Lobo Antunes
Metaficção
Romance contemporâneo
Resumo em português
Esta tese tem como proposta verificar as diferentes estratégias metaficcionais empregadas por António Lobo Antunes ao longo de sua produção romanesca. Considerando-se que a construção de uma narrativa metaficcional exige dois aspectos importantes o aspecto linguístico e a estrutura narrativa, bem como uma mudança no papel do leitor o presente estudo busca empreender uma leitura da produção romanesca do autor de forma a demonstrar que, se nos romances iniciais a metaficção apresenta-se com a composição da obra sublinhando a sua própria ontologia, expondo a sua construção como entidade específica e até certo ponto autônoma, posteriormente, estende-se ao questionamento das estruturas narrativas e emergência do narrador a assomar na obra como autor, procedimentos esses que implicam mudanças no papel do leitor. Essa possvel leitura , empreendida a partir de três romances: Memória de Elefante (1979), Não entres tão depressa nessa noite escura (2000) e Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? (2009), títulos esses que dialogar constantemente com as demais obras do autor. Mais do evidenciar o emprego de tais estratégias, buscamos demonstrar como, por meio delas, o autor permite-nos discutir importantes questes da teoria literária, como a concepção de Literatura e Tradição, a confluência dos gêneros literários, bem como o redimensionamento dos papéis assumidos pelo autor e leitor na narrativa contemporânea. O presente estudo visa, também, a demonstrar como, sempre via linguagem, o romance antuniano dialoga com o contexto em que se insere, apontando para um retrato do homem e do mundo contemporâneos.
Título em inglês
Writing figurations: the metafictional strategies in the novel production of António Lobo Antunes
Palavras-chave em inglês
Contemporary novel
Lobo Antunes
Metafiction
Metafiction strategies
Writing
Resumo em inglês
This thesis proposes to verify the different metafictional strategies used by Anto,,nio Lobo Antunes in his novel production. Considering that the construction of a metafictional narrative demands two important aspects the linguistic aspect and narrative structure, as well as a change in the readers role the present study undertakes a reading of the authors novel production in order to demonstrate that, if in the first novels the metafiction presents itself with the work composition emphasizing its own ontology, exposing its construction as specific entity and to a certain extent independent, afterwards it reaches the questioning of the narrative structure and the emergence of the narrator in the novel as an author, procedures which imply changes in the readers role. This possible reading considers three novels: Memória de Elefante (1979), Não entres tão depressa nessa noite escura (2000) and Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? (2009), titles which dialog with the other pieces of work of the author. More than showing the use of the strategies, its demonstrated as, through them, the author allows us to discuss important issues of the literary theory, such as the conception of Literature and Tradition, the confluence of literary genres, and the redimensionament of the roles assumed by the author and the reader in the contemporary narrative. The present study also aims to demonstrate how, always through the language, Lobo Antuness novel dialogs with the context in which it is inserted, pointing to a portrait of the contemporary man and world.
 
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2012_DianaNavas.pdf (1.04 Mbytes)
Data de Publicação
2012-11-05
 
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