• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-04032008-112157
Documento
Autor
Nome completo
Maria Ivone Pereira de Miranda Fedeli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Mongelli, Lenia Marcia de Medeiros (Presidente)
David, Sérgio Nazar
Fernandes, Raul Cesar Gouveia
Muniz, Marcio Ricardo Coelho
Oliveira, Paulo Fernando da Motta de
Título em português
A mão que balança o berço - funções do feminino em Júlio Dinis
Palavras-chave em português
Júlio Dinis
Literatura Portuguesa
Realismo
Romance de formação
Romantismo
Resumo em português
Este trabalho estuda as heroínas de Júlio Dinis, mostrando como no universo narrativo do autor, são sempre as protagonistas femininas, figuras de síntese entre o tradicional e o novo, a determinar a direção dos eventos narrativos, na oferta de uma solução ficcional dos conflitos político-sociais. Solução essa que transita pela categoria dos sentimentos e que se propõe num texto cujas características metafóricas são sustentadas pela intencionalidade pedagógica.
Título em inglês
The hand that rocks the cradle - the female protagonists in Júlio Dinis' works
Palavras-chave em inglês
Júlio Dinis
Novel of formation
Portuguese Literature
Realism
Romanticism
Resumo em inglês
This work studies the heroines of Julio Dinis. Showing as in the author's narrative universe, the female protagonists, which are a synthesis between the traditional and the new, determine the narrative events direction, bringing a fictional solution to political-social conflicts. Such solution passes through the feeling category and is presented in a text whose metaphorical characteristics are supported by a pedagogical intentionality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-03-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.