• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-20102008-180022
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Ribeiro Manfrini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Moraes, Marcos Antonio de (Président)
Aguiar, Joaquim Alves de
Lajolo, Marisa Philbert
Titre en portugais
A mulher e a cidade: imagem da modernidade brasileira em quatro escritoras paulistas
Mots-clés en portugais
Modernidade
Modernização
Mulher
São Paulo
Século XX
Resumé en portugais
Nosso trabalho baseia-se na análise da obra de quatro escritoras cuja obra se constituiu na São Paulo do século XX: Patrícia Galvão (anos 30), Maria José Dupré (anos 40), Carolina Maria de Jesus (anos 50 e 60) e Zulmira Ribeiro Tavares (anos 80 e 90). O objetivo do ensaio é demonstrar como o conteúdo histórico da modernidade brasileira se articula na forma dos romances, poemas e diários de cada uma das escritoras, compondo um painel fragmentário da cidade e discutindo suas obras em relação à produção canônica de sua época, questionando inclusive a posição do escritor dito secundário e sua importância crítica não apenas para a historiografia literária como para uma compreensão mais aprofundada de nosso processo histórico de modernização, ainda em curso. Através de escritoras e gêneros diferentes, cujos temas mais ao rés do chão deslindam uma imagem crua da cidade, procuramos enfatizar a necessidade de um método crítico atento à variedade do sistema literário, além da importância da comparação entre obras grandes e obras menores, no poder que ambas possuem de iluminarem-se entre si e conseqüentemente a sociedade que as cerca, em contraposição à usual prática de estudos centrados em grandes figuras de nosso modernismo, abordadas geralmente em seus aspectos mais metafísicos, distanciados do terreno histórico e social de onde brota o fenômeno literário.
Titre en anglais
The woman and the city: pictures of brazilian modernity in the four writers of São Paulo city
Mots-clés en anglais
Modernity
Modernization
São Paulo
Twentieth century
Woman
Resumé en anglais
Our work is based on the analysis of four writers whose work has been composed in the city of São Paulos 20th century: Patrícia Galvão (1930s), Maria José Dupré (1940s), Carolina Maria de Jesus (1950s and 60s) and Zulmira Ribeiro Tavares (1980s and 90s). The aim of our essay is to show how the historic content of Brazilian modernity appears in the aesthetic form of the novels, poems and journals of each writer, composing a fragmentary panel of the city and discussing their works in relation to the canonic production of their time, questioning the position of the so called secondary writer and his critical importance not only for literary historiography but as to a more deep comprehension of the historical process of modernization, still in course. Through different writers and genres, whose more down-toearth themes show a raw image of the city, we try to emphasize the necessity of a critical method aware of the variety of the literary system and the importance of comparing great and minor literary works, in the power that both have of throwing light to each other and consequently to the society that surrounds them, in opposition to the usual studies of great figures of our modernism, approached generally in their more metaphysical aspects, distanced from the historical and social ground from where grows the literary phenomenon.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-12-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.