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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Augusto Sousa Monteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Hansen, Joao Adolfo (Presidente)
Malufe, Annita Costa
Pécora, Antonio Alcir Bernárdez
Zular, Roberto
Título em português
Agudezas e medievalismos na poesia de João Cabral de Melo Neto: estudos para O cão sem plumas e O rio
Palavras-chave em português
Agudeza
João Cabral
Medievalismo
Oralidade
Poesia brasileira moderna
Resumo em português
O objetivo desta dissertação de mestrado é realizar um estudo sobre a presença, na poesia de João Cabral de Melo Neto, de artifícios compositivos associados às práticas poéticas antigas: em um primeiro momento, a doutrina da agudeza, a partir da experiência de alguns poetas seiscentistas espanhóis; já em um segundo momento, a poesia medieval castelhana, por meio da leitura do Cantar del Mio Cid , das obras de Gonzalo de Berceo e das Coplas sobre la muerte de su padre , de Jorge Manrique. Como se explicaria o uso de procedimentos técnicos antigos por um poeta moderno, considerado materialista e nominalista? A fim de buscar respostas para tal questionamento, pretende-se, de maneira mais específica, analisar os efeitos e as problematizações que tais recursos poéticos trariam para a lírica de João Cabral em um momento fundamental de sua construção poética: a publicação de O Cão sem Plumas (1950) e O Rio (1953). Por exemplo, os recursos retórico-poéticos próprios do século XVII incluem-se num sistema autor-obra-público que não é moderno e pressupõem regras estabelecidas para cortesãos numa sociedade de corte. A fundamentação desses recursos é substancialista, metafísica e escolástica. Logo, resta um questionamento: quais significações o uso de procedimentos técnicos antigos traria para a construção e para a recepção dessa poesia em pleno século XX?
Título em inglês
Wits and medievalisms in the poetry of João Cabral de Melo Neto: analysis of O Cão sem Plumas and O Rio.
Palavras-chave em inglês
João Cabral
Medievalism
Modern Brazilian poetry
Orality
Wit
Resumo em inglês
The purpose of this master's thesis is to conduct a study on the presence of compositional artifices associated with ancient poetic practices in the poetry of João Cabral de Melo Neto: firstly, the doctrine of wit, from the experience of some Spanish poets of the 17th century; then, in a second moment, the Castilian medieval poetry, through the reading of El Cantar del Mio Cid , the works of Gonzalo de Berceo and Coplas sobre la muerte de su padre , by Jorge Manrique. How would one elucidate the use of ancient technical measures by a modern poet, considered materialistic and nominalistic? In order to find answers to such questions, it is intended, in a more specific way, to analyze the effects and problematizations that such poetic resources would bring to the lyric of João Cabral at a crucial moment of his poetic building up: the publication of O Cão Sem Plumas (1950) and O Rio (1953). For instance, the seventeenth-century rhetorical-poetic features are included in an author-work-public system that is not modern and presupposes established rules for courtiers in a court society. The basis of these features is substantialistc, metaphysical and scholastic. Hence, one of the questions raised by this work is: what are the meanings that the use of old technical procedures would bring to the building up and receiving of this poetry in the middle of the twentieth century?
 
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Data de Publicação
2019-05-13
 
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