• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2008.tde-12022009-151444
Documento
Autor
Nome completo
Anthony James Rosenberg
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
Taille, Elizabeth Harkot de La
Título em português
O estágio burocrático e a formação do professor: paisagens de ação e paisagens de consciência na Licenciatura em Língua Inglesa - um estudo de caso
Palavras-chave em português
Construção de identidade
Estágio supervisionado
Formação de professor
Observação participante
Pesquisa etnográfica
Resumo em português
Esta dissertação investigou, através de um estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada, o estágio supervisionado de professores no curso de Licenciatura para a Língua Inglesa. Embora tenha o propósito de promover uma experiência prática no local de trabalho, observa-se que o estágio supervisionado obrigatório, pela legislação, para o professor se formar muitas vezes se torna um momento de frustrações para o estagiário. Identificando os conceitos teóricos desse tipo de estágio, esta Investigação indicou que a burocracia interfere na construção de identidade, na formação e preparação do professor. Esta experiência singular pode, no entanto, ser um evento gratificante no percurso do estagiário se houver a devida orientação. A investigação conclui que com a adoção de uma abordagem sociológica, etnográfica e dialética para uma pesquisa inicial é de grande relevância, os estagiários tenderão a mitigar as frustrações relacionadas à documentação e envolver-se numa investigação valiosa a respeito de: o que é um professor, o que ele faz, quem sou eu (estagiário) e que tipo de professor eu quero ser. Argumento, portanto, que a participação ativa e engajada nesse momento da carreira do professor, é essencial para promover uma formação inovadora de professor para um mundo moderno e em constante mudança.
Título em inglês
The bureaucratic internship and teacher education: landscapes of action and landscapes of awareness in english language licensure a case study
Palavras-chave em inglês
Construction of identity
Ethnographic research
Participative observation
Supervised internship
Teacher education
Resumo em inglês
This dissertation has investigated, by means of a case study in a private college, supervised teachers internships at Teachers College for English teachers. Despite proposing hands-on experience in the work place, the supervised internship, legally mandatory for teachers to graduate, quite often turns out to be a moment of frustration for the teacher-to-be. By bringing to light the theoretical background of such an internship, this investigation indicates that bureaucracy interferes in the construction of identity, as well as in a teachers education and preparation. This unique experience can, however, be a fulfilling event in the interns journey if it is given the due orientation. The investigation has concluded that by adopting a sociological, ethnographic and dialectic approach to such an initial yet significant research paper, interns will be more inclined to see beyond the red tape and involve themselves in a rewarding investigation of: what a teacher is, what a teacher does, who am I and what kind of teacher do I wish to be. I therefore argue that active and engaging participation at this point in an interns career is essential for promoting innovative teacher education for the modern, everchanging world.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ANTHONY_JAMES_ROSENBERG.pdf (1,008.14 Kbytes)
Data de Publicação
2009-02-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.