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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Margaret Reis Sobral Seabra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Mouzat, Alain Marcel (Presidente)
Cherem, Lúcia Peixoto
Faleiros, Álvaro Silveira
Título em português
Uma escrita contemporânea em tradução - Marguerite Duras: L'Amant
Palavras-chave em português
Escrita contemporânea
Oralidade
Poética do traduzir
Ritmo e Tradução
Romance do século XX
Resumo em português
Publicado na França em 1984, o romance L'Amant de Marguerite Duras foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Com uma tiragem de mais de três milhões de exemplares, L'Amant obteve o Prêmio Goncourt e foi traduzido para quarenta línguas. No Brasil, a primeira tradução, realizada por Aulyde Soares Rodrigues foi publicada em 1985. Mais de vinte anos depois, em 2007, surgiu uma nova tradução de autoria de Denise Bottmann. Baseada nas análises desses dois textos, esta dissertação propõe-se a caracterizar os comportamentos das tradutoras diante especificidades da escrita durassiana e verificar se os textos produzidos preservam os traços essenciais identificados no texto original. Para orientar as análises e comentários, buscou-se apoio na poética do traduzir de Henri Meschonnic uma teorização que nos permite uma leitura do texto em prosa que, ultrapassando o semântico, atinja por meio do ritmo e da prosódia uma verdadeira poética.
Título em inglês
A contemporary written in translation - Marguerite Duras: L'Amant
Palavras-chave em inglês
Contemporany writing
Orality
Poetry in translating
Rhythm and Translation
Twentieth century novel
Resumo em inglês
Published in France, in 1984, the novel L'Amant was very welcome both by public and critics. With a three million copies issue, L'Amant won the Goncourt Prize and was translated to forty languages. In Brazil, the first translation, by Aulyde Soares Rodrigues, was published in 1985. More than twenty years later, in 2007, appeared a new translation, by Denise Bottmann. Based upon the analysis of both texts, this study intends to identify the approach of those translators to the Durasian writing and check if the texts that werw done keep the essential traits of the original text. In order to orientate the analysis and commentaries, was sought basis on poetry of translating, by Henri Meschonnic a theorization that provide us a reading of the text in prose which, passing beyond the semantics, gets by means of rhythm and prosody, to a real poetics.
 
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Data de Publicação
2009-03-11
 
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