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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-13032013-111737
Documento
Autor
Nome completo
Andreia dos Santos Menezes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Fanjul, Adrian Pablo (Presidente)
Celada, Maria Teresa
Dealtry, Giovanna Ferreira
Díaz, Claudio Fernando
Mattos, Claudia Neiva de
Título em português
Entre pátrias, pandeiros e bandoneones: o embate entre vozes marginais e disciplinadoras em composições de samba e tango (1917-1945)
Palavras-chave em português
Estudos comparados entre o Brasil e a Argentina
Estudos discursivos
Identidades nacionais
Samba
Tango
Resumo em português
Quando nos debruçamos sobre as letras de samba e tango compostas entre 1917 e 1945, notamos a reiterada presença nos sambas do personagem chamado malandro e outros de seu universo. No caso do tango, testemunhamos a do denominado compadrito e outros relacionados a ele nos tangos. Essa presença se relaciona a uma contradição constitutiva, já que esses gêneros musicais, muitas vezes relacionados à representação do nacional, propagavam um modo de vida marginal, fora do apregoado como ideal de cidadão pelos respectivos Estados nacionais. É nosso objetivo nesta tese analisar como, nas composições nas quais aparece esse tipo de personagem, emergem embates, nas diferentes formas da heterogeneidade discursiva, entre vozes que identificamos, de um lado, como filiadas com a perspectiva marginal e, de outro, com posicionamentos relacionados às ações disciplinadoras dos Estados nacionais. Trabalharemos com composições elaboradas no período de 1917-1945, momento privilegiado de discussões de cunho nacionalista, quando o samba e o tango foram, por diferentes motivos e em distintas medidas, sendo associados a questões identitárias. Os referenciais teóricos que norteiam nossa pesquisa se relacionam especialmente aos estudos discursivos e enunciativos; porém, tendo em vista o caráter interdisciplinar de nosso trabalho, também lançaremos mão de conceitos relacionados aos estudos históricos, sociológicos, musicológicos e das ciências da comunicação.
Título em inglês
Among homelands, tambourines and bandoneons: the clash between disciplinary and marginal voices in compositions of samba and tango (1917-1945)
Palavras-chave em inglês
Comparative literary studies between Brazil and Argentina
Discoursive studies
National identities
Samba
Tango
Resumo em inglês
When we dedicate our attention to the samba and tango lyrics produced between the years 1917 and 1945, we notice in them the persistent presence of the character known as malandro (smooth operator), and others belonging to his universe, as well as of the character known as compadrito, and others related to him in the tango songs. Such presences are related to a constitutive contradiction, for those musical genres which were constantly related to a national representation produced a propaganda of a marginal way of life, that is, the one of the outcast opposite to the ideal of citizen such as defended by national States. In this thesis, we take the compositions in which those characters are presented, and aim to analyze the way how clashes are established in the different manners of discursive heterogeneity. We identify voices sided with the marginal perspective, and we also identify other voices, on the other side, whose position stands for the one defended by the disciplining perspective of the national States. In such a frame, we work with lyrics composed in the period from 1917 to 1945, given that is a privileged moment for discussions from a nationalist perspective. Due to several reasons and different measures, that was the period when the samba and the tango were associated to identity matters. The theoretical references heading this research are mainly related to the enunciation and discourse studies; however, once we aim at maintaining the interdisciplinary aspect of our study, we also make use of conceptions related to the historical and sociological studies, as the ones belonging to the fields of musicology and communications
 
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Data de Publicação
2013-03-13
 
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