• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-31072015-102842
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Sento-Sé Guimarães Falcón
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lima, Ricardo da Cunha (Presidente)
Miotti, Charlene Martins
Scatolin, Adriano
Título em português
A educação do orador: tradução e estudo do livro II da Institutio Oratoria
Palavras-chave em português
Educação na Antiguidade
Institutio Oratoria
Progymnasmata
Quintiliano
Retórica
Resumo em português
A Institutio Oratoria, de Quintiliano, é uma obra significativa para os Estudos Clássicos, devido, por exemplo, à relevância e extensão das discussões retóricas nela promovidas. Dentre os doze livros que constituem a Institutio, o livro II tem a especificidade de ser intermediário entre a técnica pedagógica e a teoria retórica. Fornece exercícios (progymnasmata) próprios do professor de retórica (rhetor) e discute princípios teóricos que nortearão a obra inteira. Nosso propósito com este trabalho foi realizar uma tradução acadêmica, com notas que tornassem viável a leitura crítica e a compreensão aprofundada da obra.
Título em inglês
The orator's education: translation and study of Institutio Oratoria's Book II
Palavras-chave em inglês
Ancient education
Institutio Oratoria
Progymnasmata
Quintilian
Rhetoric
Resumo em inglês
Quintilians Institutio Oratoria is an important work for Classical Studies because, for example, of the great relevance of the rhetorical discussions it advances in the context of Imperial Rome. Among the twelve books the Institutio is composed of, book II is somewhat notable for its intermediate position between the pedagogical theory and the rhetorical one. It offers exercises (progymnasmata) specific to the teacher of rhetoric (rhetor) and discusses theoretical principles around which the whole work is built. It was my purpose here to produce a highly serious translation, making use of recent research through notes which made possible critical reading and deeper understanding of Quintilians work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-07-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.