• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-25072011-155802
Documento
Autor
Nome completo
Mário Luis Villarruel da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Gabriel Antunes de (Presidente)
Módolo, Marcelo
Sudatti, Ariani Bueno
Título em português
Violência interpessoal e ordem policial no cotidiano de mulheres da provincia de Mato Grosso [Séc. XIX]. Edições fac-similar e semidiplomática de autos crimes
Palavras-chave em português
Crime
Mulheres
Ordem
Violência
Resumo em português
Os estudos sobre a formação histórica de Mato Grosso têm emergido na estruturação de pesquisas de cunhos variados. Do mesmo modo, estudos que se dedicam ao entendimento dos mecanismos de violência e suas intersecções com setores de grupos sociais têm vindo à tona de maneira latente. Utilizando-nos das teorias e descrições de escopo sociohistórico e jurídico e, aportando ao método filológico em seu viés transcendente, neste trabalho são apresentadas edições semidiplomáticas a partir de reproduções fac-similar de manuscritos organizados em processos que constituem narrativas de uma história local (cidade de Cuiabá, Província de Mato Grosso Séc. XIX), pautada na organização cotidiana dos moradores e seus acontecimentos de entrave social, remetendo à necessidade do uso de interferência policial da época, quando são produzidos os registros ora analisados. As análises presentes neste trabalho buscam referendamento através de correlações entre a formação histórica do estado de Mato Grosso e episódios de violência centralmente direcionados à perspectiva do gênero. São análises de mulheres representantes de subgrupos sociais entre libertas e livres escrava, menor, idosa à luz do método de análise social, histórica e jurídica, por meio de estruturação da Filologia em seu viés transcendente. As Marias como, casualmente nossas personagens chamavam-se foram vítimas de variadas formas de agressão interpessoal: vizinhos, parentes e supostos desconhecidos. Nesse eixo, pretendemos apresentar um contexto de violência, gênero, aplicação da ordem e estrutura dos dispositivos legais encarregados de coibir práticas, como as encontradas nos processos que constituem o corpus deste trabalho.
Título em espanhol
La violencia interpersonal y el policial orden en la vida cotidiana de mujeres en la provincia de Mato Grosso [SÉC. XIX]. Ediciones facsimilares y semi-diplomaticas de los crímines
Palavras-chave em espanhol
Crimen
Mujeres
Orden
Violencia
Resumo em espanhol
Los estudios sobre la formación histórica de Mato Grosso han aparecido con la estructuración de pesquisas de segmentos variados. Del mismo modo, estudios que se direccionan al entendimiento de mecanismos de violencia y sus intersecciones con sectores de grupos sociales tienen venido a pantalla de manera latiente. Utilizándonos de las teorías y descripciones de cuerpo socio-histórico y jurídico y, aportando al método filológico en su línea transcendente, en este trabajo están presentadas ediciones semidiplomaticas a partir de reproducciones facsimilares de manuscritos organizados en procesos que constituyen narrativas de una historia local (ciudad de Cuiabá, Provincia de Mato Grosso Siglo XIX) basada en la organización cotidiana de sus habitantes y sus acontecimientos de atrapo social, remetiendo a la necesidad del uso de interferencia policial de la época, cuando son producidos los registros, ahora analizados. Las analices de este trabajo buscan sostenerse a través de correlaciones entre la formación histórica del estado de Mato Grosso e instantes de violencia centralmente direccionados a la perspectiva del género. Son analices de mujeres representantes de subgrupos sociales entre libres y libertadas esclava, menor de edad y anciana a la luz del método de análisis social, histórica y jurídica, por medio de la estructuración de la Filología en su línea transcendente. Las Marias como casualmente nuestras personajes se llaman fueron víctimas de variadas formas de agresión interpersonal: vecinos, parientes y supuestos desconocidos. En ese eije pretendemos presentar un contexto de violencia, género, aplicación del orden y estructura de los dispositivos legales encargados de contener prácticas, como las encontradas en los procesos que constituyen el corpus de este trabajo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-07-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.