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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-16082012-111615
Documento
Autor
Nome completo
Alpha Condeixa Simonetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Presidente)
Beividas, Waldir
Mancini, Renata Ciampone
Título em português
Palavra dramática: voz e tensividade
Palavras-chave em português
Ator
Encenação
Entoação
Semiótica
Teatro
Resumo em português
O presente estudo procura descrever os usos da voz nas encenações teatrais, colocando em relevo suas especificidades enquanto objeto sonoro, bem como as marcas deixadas na esfera acústica pela instância do sujeito da enunciação. Como metodologia de análise, contemplamos o arcabouço teórico da semiótica de filiação estrutural e francesa, de modo que buscamos uma primeira aproximação entre os processos de significação mobilizados pela voz do ator teatral e o modelo tensivo desenvolvido atualmente. Para chegar à parte empírica de nosso estudo, refletimos sobre as bases fundamentais da teoria, revisitando o debate sobre as definições de teatralidade contemporânea e, assim, sobre as possibilidades de análise da gestualidade vocal produzida no momento de atuação. Para a descrição de um corpus, selecionamos determinadas cenas a partir de duas elaborações cênicas diferentes, ambas concebidas por Antunes Filho, sobre uma mesma obra trágica, Medeia de Eurípides. Comparamos os usos da voz em relação às construções das personagens e aos seus posicionamentos nas situações dramáticas, observando desse modo as qualificações modais e passionais sugeridas pelas encenações.
Título em inglês
Dramatic word: voice and tension
Palavras-chave em inglês
Actor
Entonation
Semiotics
Staging
Theater
Resumo em inglês
This study tries to describe the uses of voice in theatrical performances, emphasizing their specificities as a sound-based object, as well as the imprints left in the acoustic field because of the urgency of the subject of enunciation. As an analysis methodology, we considered the theoretical framework of structural and French-based semiotics, in order to seek a closer relationship between the processes of meaning mobilized by the theatrical actors voice and the currently-developed tensive model. To reach the empirical part of our study, we considered the foundations of the theory, revisiting the debate on the definitions of contemporary theatricality, and therefore, on the possibilities of analysis of the vocal gestures produced at the time of the performance. For the description of a corpus, we selected certain scenes from two different scenic constructions, both devised by Antunes Filho, on the same tragic work, Medea by Euripides. We compared the uses of voice concerning the construction of the characters and their positioning in dramatic situations, thereby observing the modal and passionate qualifications suggested by the acting.
 
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Data de Publicação
2012-08-16
 
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