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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-10102007-151501
Documento
Autor
Nome completo
Karina de Araujo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Andrade, Claudia Regina Furquim de
Barbosa, Maria Aparecida
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos
Limongi, Suelly Cecilia Olivan
Título em português
Desempenho gramatical com crianças em desenvolvimento normal e com distúrbio específico de linguagem
Palavras-chave em português
Desordem de Linguagem
Fonoaudiologia
Infância
Linguagem
Resumo em português
O Distúrbio Específico de Linguagem é uma desordem de comunicação, que tem início na infância e caracteriza-se pelo atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem. O objetivo desta Tese é caracterizar o desempenho gramatical de crianças normais e com Distúrbio Específico de Linguagem a partir de uma amostra de fala espontânea. Participaram desse estudo 70 crianças, com idade entre 3.1 e 6.11 anos, residentes no município de São Paulo. Os participantes foram divididos em dois grupos: GC (grupo controle) composto por 35 crianças com desenvolvimento normal de linguagem e GP (grupo pesquisa) composto por 35 crianças com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem. Esta Tese foi dividida em três estudos. Os resultados do Estudo 1 indicaram que os grupos se diferenciaram quanto aos morfemas gramaticais e quanto a extensão média do enunciado em morfemas e em palavras. No Estudo 2, os resultados indicaram que os grupos se diferenciaram em todas as faixas etárias quando analisamos os substantivos. Verificou-se diferença nas demais classes de palavras na faixa etária de 5-6 anos. No Estudo 3 verificamos que os grupos apresentam diferenças significativas quando analisamos a morfologia verbal. Concluímos que os sujeitos do GP apresentaram desempenho muito inferior aos sujeitos do GC, principalmente na faixa etária de 5-6 anos, caracterizando um déficit gramatical importante.
Título em inglês
Grammatical performance of children in normal development and the children with Specific Language Impairment
Palavras-chave em inglês
Childhood
Language
Language Disorder
Speech and Language Pathology
Resumo em inglês
Specific Language Impairment is a communication disorder that begins in early childhood and is characterized by the delay in both language acquisition and development. The aim of this Thesis was to characterize the grammatical performance of children with and without Specific Language Impairment based on a spontaneous speech sample. Seventy children, with ages ranging from 3.1 to 6.11 years and residing in the city of São Paulo, participated in this study. The participants were split into two groups: CG (control group) comprised 35 children with normal language development and RG (research group) comprised 35 children with Specific Language Impairment. This Thesis was divided into three studies. The results of Study 1 showed differences between the two groups regarding grammatical morphemes and mean length of utterance in morphemes and words. In Study 2, the results showed that the groups differed, in all ages, when analyzed by the perspective of the noun. For the remaining word classes, results were different between the groups only at 5-6 years. In Study 3 significant differences between the two groups were observed when the verbal morphology was analyzed. The conclusion is that subjects of the RG had worse performance than subjects of the CG, especially at 5-6 years of age, characterizing an important grammatical deficit for children with Specific Language Impairment.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-10-10
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Befi-Lopes, Debora Maria, CÁCERES, Ana Manhani, and Araújo, Karina de. Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro [doi:10.1590/S1516-18462007000400003]. Revista CEFAC [online], 2007, vol. 9, p. 444-452.
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  • ARAUJO, Karina de, e BEFI-LOPES, Debora Maria. AVALIAÇÃO GRAMATICAL DE SUJEITOS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM: CARACTERIZAÇÃO DA MARCA CLÍNICA EM CRIANÇAS FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. In 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia-- Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2008. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1206&tid=1.
  • ARAUJO, Karina de, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Caracterização das classes de palavras em crianças em desenvolvimento típico com 5 e 6 anos de idade. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Slavador, 2006. . Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copypress, 2006. Resumo.
  • ARAUJO, Karina de, e BEFI-LOPES, Debora Maria. DEscrição da extensão média do enunciado em crianças em desenvolvimento típico de 5 e 6 anos de idade - discussão ä respeito da faixa etária. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. . Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copypress, 2006. Resumo.
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  • BEFI-LOPES, Debora Maria, ARAUJO, Karina de, GÂNDARA, Juliana Perina. Mean length utterance in Brazilian pre-school children. In 2 Composium Internacional da IALP, São Paulo, 2007. Anais do 2 Composium Internacional da IALP., 2007. .
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, BENTO, Ana Carolina Paiva, e ARAUJO, Karina de. Caracterização do desempenho morfossintático de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem: Extensão Média do Enunciado e complexidade sintática. In XV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e VII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia., 2007. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, CÁCERES, Ana Manhani, e ARAUJO, Karina de. Aquisição de substantivos e verbos em pré-escolares falantes do Português Brasileiro. In XV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e VII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia., 2007. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, e ARAUJO, Karina de. Word class characterization of preschool Brazilian children. In 27th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics, Copenhagen, 2007. Proogramme and Abstracts of 27th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics., 2007. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, RODRIGUES, Amalia, e ARAUJO, Karina de. Memória fonológica e extensão média do enunciado em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. . Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copypress, 2006. Resumo.
  • BENTO, Ana Carolina Paiva, BEFI-LOPES, Debora Maria, e ARAUJO, Karina de. Relação entre Extensão Média do Enunciado, complexidade sintática e tipo de discurso em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. In XV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e VII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Suplemento da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia., 2007. Resumo.
  • Menção Honrosa - AQUISIÇÃO LEXICAL NO DESENVOLVIMENTO NORMAL E ALTERADO DE LINGUAGEM UM ESTUDO EXPERIMENTAL - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Menção Honrosa -AVALIAÇÃO GRAMATICAL DE SUJEITOS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM: CARACTERIZAÇÃO DA MARCA CLÍNICA EM CRIANÇAS FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
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