• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-28082012-121845
Documento
Autor
Nome completo
Nelson Mendes Cantarino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Kantor, Iris (Presidente)
Cardoso, José Luís Miranda
Ferlini, Vera Lucia Amaral
Neves, Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das
Novais, Fernando Antonio
Título em português
A razão e a ordem: o Bispo José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho e a defesa ilustrada do antigo regime português (1742-1821)
Palavras-chave em português
Bispo Azeredo Coutinho (1742-1821)
Capitania de Pernambuco
Ideário político e econômico no Portugal setecentista
Idéias em contexto
Reformismo Ilustrado Português
Resumo em português
Último inquisidor-mor, bispo de Olinda e deputado eleito pelo Rio de Janeiro nas Cortes de Lisboa. A vida e a trajetória de José Joaquim da Cunha Azeredo Coutinho (1742-1821) são conhecidas da historiografia brasileira. Intransigente defensor da ordem estabelecida, Azeredo Coutinho distinguiu-se, inicialmente, com a publicação de memórias econômicas, abordando temas variados que vão desde o preço do açúcar até a defesa da justiça do comércio de escravos africanos; por sua participação no governo da Capitania de Pernambuco e a frente da diocese da cidade alentejana de Elvas. Esta pesquisa pretende analisar o pensamento econômico e as concepções políticas de Azeredo Coutinho. Num primeiro momento, faremos uma leitura crítica de seus escritos à luz de sua atuação pública, reconstituindo seus referenciais teóricos e contextualizando-os a partir das questões que ele procurava responder. Neste percurso, teremos sempre em vista sua colaboração com os ministros ilustrados na produção de uma idéia de Império, de inspiração luso-brasileira, em direção a uma solução mais ampla, de caráter imperial. Destacaremos também o caráter reformista de suas idéias e ações. Como inúmeros de seus contemporâneos, Azeredo combateu a secularização buscando manter o passado atual, mas sem propor um retorno a ele. Reformista, acreditava que a destruição das estruturas históricas elaboradas por formas sociais mais antigas levaria a destruição da sociedade no seu caráter moderno. Foi nesse contexto intelectual que Azeredo Coutinho produziu sua defesa das prerrogativas do Trono, da legitimidade da autoridade da Igreja e da atualidade do Sistema Colonial.
Título em inglês
The reason and the order: Bishop José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho and the illustrated defense of the ancient Portuguese regime (1742-1821)
Palavras-chave em inglês
Bishop Azeredo Coutinho (1742-1821)
Capitania de Pernambuco
Ideas in context
Portuguese economics and political ideas in the late 18th Century
Portuguese Enlightened Reformism
Resumo em inglês
This is a study about the life and times of D. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho (1742-1821). A catholic bishop and a statesman, Azeredo Coutinho is one of the best examples of an enlightened author defender of the Ancient Regime in the Portuguese Empire. In this work, aspects of his essays on economics and political issues, his actions as the head of the Capitania de Pernambuco government (1798- 1802), and as bishop of the Alentejo city of Elvas will be contextualized with the program of reforms sponsored by the Portuguese Crown in the late 18th Century. Furthermore, is your objective to understand the principal ideas and influences behind Azeredos essays. To accomplish this goal, the ideas in context methodology will be your analytical tool.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.