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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-27092011-102542
Document
Auteur
Nom complet
Xenia Miranda Salvetti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Dias, Maria Odila Leite da Silva (Président)
Albieri, Sara
Feijo, Martin Cezar
Pedro, Joana Maria
Saliba, Elias Thome
Titre en portugais
Imprensa e propaganda na São Paulo dos anos 20: quotidiano das mulheres empobrecidas
Mots-clés en portugais
Imagem
Imprensa
Mulheres
Publicidade
São Paulo
Resumé en portugais
O presente estudo do gênero e da cidade analisa os imaginários feminino e citadino divulgados pela publicidade e imprensa na São Paulo dos anos vinte, e como era o cotidiano vivido pelas mulheres pobres, como se articulavam, interagiam na cidade, se apercebiam da comunicação divulgada, reelaboravam e retornavam ao espaço público. A pesquisa investiga a publicidade presente em vários meios, como cartõespostais, bondes, bancos de praças, muros, periódicos, entre outros, junto ao desenvolvimento da imprensa iniciado no final do século XIX. Ambas, publicidade e imprensa passaram a ter um papel significativo na construção e divulgação do imaginário feminino. O estudo contempla a presença feminina dos setores empobrecidos e seus movimentos pelo perímetro central e cercanias, localizados entre o antigo centro e a cidade nova, evidenciando o espaço-matriz escolhido pela elite paulista como modelo da cidade moderna e sujeitos desejados. A investigação, ao abordar a comunicação realizada na cidade, e o perfil, o cotidiano das mulheres pobres, articulados ao processo de urbanização, teve sua metodologia desenvolvida em três fases: Fase I - A pesquisa sistemática nos registros dos atendimentos a mulheres em postos de saúde pública, vinculados ao Serviço de Segurança Pública nos anos de 1920, 1925, 1929 e 1931, resultando na formação de um banco de dados com 876 mulheres; Fase II - Levantamento sistemático, página a página, das publicidades que continham os endereços de seus estabelecimentos, publicadas nos periódicos de grande circulação, selecionados: A Cigarra, A Capital, nos anos de 1920, 1925, 1929 e 1930, resultando na primeira operação cartográfica sobre os estabelecimentos comerciais, serviços particulares de saúde, telefonia, redações de jornais, circunscritos ao perímetro central e num segundo momento, o expressivo número de moradias nos boletins de ocorrência das mulheres na região central, viabilizou uma segunda operação cartográfica contendo o comércio, outros serviços e a localização das moradias dessas mulheres; Fase III A preocupação com uma historiografia que não limitasse trabalho feminino ao segmento têxtil e serviços domésticos, levou a consulta às Listas Telefônicas no setor Indicador Profissional da Cidade de São Paulo, correspondendo aos anos 1923, 1925, 1928 e 1929, e aos relatórios anuais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo de 1901 a 1949. A pesquisa estendeu-se aos relatórios emitidos pela direção da Escola Profissional Feminina, concernentes às disciplinas oferecidas e aos novos cursos que passaram a fazer parte da instituição; também contemplou fotografias que apresentavam a publicidade no espaço público concomitante à presença feminina entre os grupos empobrecidos, os anúncios e reportagens de crimes passionais em bairros populares, noticiados no Jornal Fanfulla, afora a literatura fictícia e memorialista. Os dados levantados permitiram-nos avaliar o perfil destas mulheres: trabalhadoras domésticas, operárias fabris, costureiras, artesãs, meretrizes, parteiras de prática, amas-de-leite, manicures, entre outras, na busca e manutenção dos seus trabalhos, circulavam, realizavam itinerários pela cidade. Nestes movimentos elas se apercebiam da comunicação, da moda, dos comportamentos sociais, improvisavam alternativas de acesso ao propagado. Revelavam-se sábias urdideiras do conhecimento de sobreviver ao imprevisto, ao instável, de subverter, expandir-se ao imposto, ao limitado.
Titre en anglais
Press and advertising in São Paulo in 20 years: the daily lives of poor women
Mots-clés en anglais
Advertising
Images
Press
Sao Paulo
Women
Resumé en anglais
The present essay about the gender and the city analyses the urban and female imaginary released by the ads and press in the city of Sao Paulo of the 20s and how the pauper women lived, how they behaved, interacted in the city and how they understood what was released, re-elaborated and returned it to the public space. The research looks into the advertisement that was inside several means of communication like, postcards, streets, benches, walls, newspapers, and others, along with the development of press that began at the end of the 19th century. Both of them had an important role in the building and releasing of the female imaginary. The study bestows the visibility and the movement of the poor women downtown and in the surroundings located between the old and the new town-main space chosen by the elite of São Paulo as the role model of the modern city and desired citizens. While the research reaches the communication made in the city and the profile of the poor women engaged in the process of urbanization, the methodology used was developed in three stages: Stage 1 the systematic research of records registered as police reports of women seen in Welfare Institutions accredited by the Public Safety Service in 1920,1925,1929 and 1930 that ended up in a data bank with 876 women; Stage 2 systematic research of page by page advertisements that had the addresses of the establishments published in the chosen periodicals of that time: A Cigarra, A Capital in 1920,1925,1929 and 1930 coming up with the first cartography of stores, private clinics, phoning services, newspaper agencies located downtown and, afterwards, the great number of houses downtown registered in the police reports leading to a second cartography with the stores and the houses of those women. Stage 3 In order not to have a history limited to the textile sector and housework the research looked up the Yellow Pages in the Professional section in Sao Paulo in 1923,1925,1928 and 1929 and the reports about the wet nurses in the Santa Casa de Misericordia from 1901 to 1949. The research was widen up using the reports written by the director of the Escola Profissional Feminina including the subjects taught and the new courses as well as the photographs that showed advertising in public places and the presence of poor women, ads and reports about passionate crimes in popular districts in the Fanfulla newspaper besides the ficticious and memorable literature. The collected data let us contemplate those womens profile: house workers, factory workers, dressmakers, whores, midwives with no certificates, wet nurses, manicures, and others looking for and maintaining their jobs, they walked around the city realizing communication, fashion, social behaviours and creating new alternatives for what was released. They showed they were wise enough to know how to survive to the unpredicted and unstable moments, expanding the limits and overturning what was imposed.
 
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Date de Publication
2011-10-11
 
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