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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.1998.tde-25042007-114129
Documento
Autor
Nome completo
James Roberto Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Kossoy, Boris
Título em português
Fotogenia de caos: fotografia e instituições de saúde - São Paulo, 1880-1920.
Palavras-chave em português
Fotografia
História de São Paulo
Imagens científicas
Medicina
Saúde pública
Resumo em português
Neste estudo, tratamos de examinar a forma como, por meio da fotografia, as incipientes instituições de saúde da cidade de São Paulo formularam representações: de si mesmas, do meio (rural ou urbano) em que atuaram, das atividades que faziam parte de suas atribuições, dos elementos materiais que davam suporte ao funcionamento e à permanência de suas atividades. Um extenso conjunto de imagem fotográficas foi produzido por médicos e inspetores - quando não por fotógrafos profissionais -, no exercício de suas funções: em diligências pela cidade, no interior das instituições, no tratamento de doentes, etc. O repertório das fotografias encontradas e estudadas cobre cirurgias, cenas urbanas, os edifícios que abrigavam as instituições, cortiços e seus moradores, cenas de enchentes, instalações médicas e sanitárias, pacientes. Esse material visual encontrava duas formas principais de veiculação: os álbuns produzidos no interior das instituições, cuja circulação se restringia a gabinetes oficiais, prefeituras, autarquias, e os periódicos médicos, tais como Revista Médica de São Paulo (1898-1913), Gazeta Clínica (1903-1949), Imprensa Médica (1904-1914) e Annaes Paulistas de Medicina e Cirurgia (1913 até hoje).
Título em francês
Photogénie du chaos : photographie et institutions de santé à São Paulo (1880-1920)
Palavras-chave em francês
History of São Paulo
Medicine
Photography
Public health
Scientific images
Resumo em francês
Cette étude est consacrée aux représentations produites par le moyen photographique au coeur des premières institutions médicales de la ville de São Paulo : on parle de représentations des propres institutions, de l' environnement urbain ou rural où elles entreprenaient leur travail, des tâches qui faisaient partie de leurs attributions, des éléments matériels qui justifiaient leur fonctionnement et la permanence de leurs activités. Un important nombre de photographies a été produit par des médecins et inspecteurs - voire par des photographes professionnels - dans l'exercice de leurs fonctions : lors de diligences autour de la ville, à l'intérieur des institutions, au cours de traitement de malades, etc. Le repertoire de photographies trouvées et analysées recouvre des procédés chirurgicaux, des scènes urbaines, des battiments où s'installaient les services médicaux et de santé public, des habitations collectives des banlieues, des inondations, des patients malades. Ces images photographiques avaient deux moyens principaux de diffusion dans la société : les albums officiels, produits à l 'intérieur des institutions de santé, dont la propagation étaient restreinte aux cabinets officiels, aux mairies, aux autarchies, et les revues médicales tels que Revista Médica de São Paulo (1898-1913), Gazeta Clínica (1903-1949), Imprensa Médica (1904-1914) et Annaes Paulistas de Medicina Cirurgia (1913 à nos jours).
 
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DissertacaoTexto.pdf (775.28 Kbytes)
Data de Publicação
2007-05-28
 
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