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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2002.tde-11062006-221202
Documento
Autor
Nome completo
Raquel Stoiani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Florenzano, Modesto (Presidente)
Nascimento, José Leonardo do
Souza, Laura de Mello e
Título em português
"Da espada à águia: construção simbólica do poder e legitimação política de Napoleão Bonaparte"
Palavras-chave em português
Bonaparte
FRANÇA (século XVIII-XIX)
Napoleão
PODER
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é analisar alguns pontos da construção simbólica do poder de napoleão bonaparte, em sua relação direta com um projeto de personalização do poder e de legitimação política, captando seu significado em meio ao universo de práticas e representações políticas de fins do século XVIIIe início do XIX.Privilegiamos alguns de seus aspectos, como a estruturação de uma imagem pública em associação com o fortalecimento e legalização de seu governo, procurando entendê-los no interior do conflito entre inovação e conservação, ou seja, de distanciamento ou aproximação dos modelos e convenções de construção simbólica do poder já utilizados durante o antigo regime. Para tanto, observamos os elementos de propaganda implícitos na fabricação da imagem napoleônica e na legitimação de seu poder, buscando perceber igualmente a dinâmica de sua elaboração e as repercussões desta imagem no imaginário coletivo. deparamo-nos, assim, com diversos "Bonapartes" e "Napoleões", ficções sociais construídas pelo uso de um conjunto de criações culturais.
Título em inglês
From sword to eagle: symbolical construction of power and political legitimation of Napoleon Bonaparte
Palavras-chave em inglês
Bonaparte
France (18th-19th Century)
Napoleon
Power
Resumo em inglês
The purpose of this work is to analyze some points of the symbolic construction of Napoleon Bonaparte's power, In its direct relationship with a personalizing project of power and of political legitimation, catching its meaning in a universe of political practices and representations in the end of the 18th and early 19th centuries. We give privilege to some of its aspects, like the structure of the public image associated with the empowerment and legalization of his government, trying to understand them within the inner conflict between innovation and conservation, i.e., the distancing or approaching of the models and conventions of power's symbolic construction already used during the Ancien Regime. To this, we observe the elements of propaganda that are implicit in the construction of the Napoleonic image and in the legitimation of his power, aiming to realize equally the dynamics of its formation and the repercussions of this image in the collective imaginary. We face, therefore, several "Bonaparte" and "Napoleons", social fictions built by the lise of a set of cultural creations.
 
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Data de Publicação
2006-08-01
 
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